Moscou promete responder à introdução do novo pacote de sanções antirrussas da UE

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 18 de dezembro de 2024 – A Rússia reagirá à introdução do 15º pacote desanções da União Europeia (UE) contra o país, declarou nesta quarta-feira a porta-voz doMinistério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova. As informações são da agência denotícias “Sputnik”.

“Essas medidas serão analisadas do ponto de vista do dano aos interesses econômicos do nossopaís. E as respostas às ações antirrussas ilegítimas da UE não vão demorar”, afirmouZakharova em coletiva de imprensa.

Ela destacou que as sanções são direcionadas “tanto a operadores econômicos e figuraspúblicas russas quanto a estrangeiros”.

Bruxelas, continuou a diplomata, “segue prejudicando nosso país com decisões que, na verdade,representam uma ameaça adicional à segurança energética global e à estabilidade das relaçõeseconômicas mundiais”.

O Conselho da UE, em nível de ministros das Relações Exteriores europeus, aprovou nasegunda-feira, de forma definitiva, o 15º pacote de sanções contra a Rússia, que inclui novasrestrições econômicas e medidas individuais.

O novo pacote abrange, em particular, restrições contra a chamada “frota sombra”, dedicada aotransporte de recursos energéticos, bem como uma lista de sanções individuais que afetam 54pessoas e 30 organizações (algumas delas registradas na China, India, Irã, Sérvia e EmiradosÁrabes Unidos).

De acordo com o banco de dados Castellum.AI, mais de 19.500 sanções individuais e setoriaisforam ativadas contra a Rússia desde o início da operação militar na Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirma que a política de contenção contra a Rússia fazparte da estratégia de longo prazo do Ocidente e que as sanções representam um duro golpe para aeconomia global.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo