Nunes é lembrado por gestão, e Boulos é associado a desejo de mudança, aponta Datafolha

Uma image de notas de 20 reais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando perguntados qual a primeira coisa que vem à cabeça quando pensam no prefeito Ricardo Nunes (MDB), eleitores da capital paulista lembram principalmente da gestão —positiva ou negativamente—, mostra nova pesquisa Datafolha. Já seu adversário, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), é mais associado a um desejo de mudança e também a invasão de propriedades.

O parlamentar reúne mais menções negativas (43%) do que positivas (36%), enquanto o emedebista é mais lembrado positivamente (45%) do que negativamente (35%). A pesquisa foi espontânea, ou seja, o entrevistado citou sua primeira memória sem ter sido apresentado a uma lista de opções.

O Datafolha realizou 1.204 entrevistas na cidade de São Paulo, com pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-05561/2024.

As associações positivas mais comuns para Nunes foram: melhorias para a cidade (5%), ter feito um bom trabalho (5%), continuar o trabalho (4%) e ser a única opção ou não querer votar no adversário (4%). Entre as negativas, a maioria cita a gestão ruim ou despreparo (6%) e “não fez nada” (3%).

Já no caso de Boulos, as referências positivas mais comuns foram: mudança ou renovação (6%), melhoria para São Paulo (3%), trabalha pelas causas sociais ou para o povo necessitado (2%) e melhorias na saúde (2%). As principais negativas mencionam invasão de propriedade (5%), bandido ou corrupto (3%), mentiroso ou que divulga fake news (2%) e falta de experiência (2%).

O Datafolha também realizou uma pesquisa estimulada sobre a imagem dos dois. Neste caso, os entrevistadores pediram que os eleitores dissessem qual candidato mais associam a uma série de características.

Nunes é considerado o que, se eleito, mais defenderá os ricos (59% frente a 19% de Boulos); o mais trabalhador (49% a 29%); o mais preparado para ser prefeito (54% a 32%); o mais preparado para cuidar da saúde (48% a 33%), da educação (48% a 37%) e do transporte (52% a 32%); o mais honesto (38% a 27%); o mais experiente (62% a 25%); o mais moderado (57% a 30%) e o que vai ser eleito (66% a 29%).

Boulos é citado como o que, se eleito, mais defenderá os pobres (45% frente a 36% de Nunes) e como o que faz mais promessas que não pode cumprir (47% a 34%).

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (17), o prefeito mantém a dianteira na disputa, com 51% das intenções de voto, enquanto o deputado registra 33%.

Voltar ao topo