Olivia Kwon Best, líder de Varejo & Consumo na Adobe: "Incerteza é o principal desafio do varejista"
A fórmula da Adobe aos varejistas: dados, análisar e monetizar esses dados e gerar conteúdo
(Dall E/Imagem gerada por IA)
"A ideia é tornar a IA mais inteligente, permitindo que ela atue de forma autônoma em nome do usuário"
"Há espaço para otimização das lojas físicas: a grande questão é como direcionar o tráfego para elas de maneira mais eficaz"
Por Victor Marques
[AGÊNCIA DC NEWS]. Trabalhar 20 anos com estratégia digital para o varejo em empresas como ICG Commerce (Accenture), Delloite e Macys (varejista de moda dos EUA) garantiu a oportunidade de assumir a cadeira de general manager no Digital Strategy Group, grupo de trabalho focado em varejo & consumo na Adobe. Nessa posição, Olivia Kwon Best olha constantemente para o varejo dos EUA e também para o cenário global para ajudar as empresas com suas estratégias digitais e de marketing. Em entrevista exclusiva para a Agência DC NEWS, afirmou que o principal desafio dos varejistas no momento é a economia, com um momento de alta na inflação e nas taxas de juros tanto nos EUA como no Brasil. “O principal desafio do varejista é a incerteza econômica”, disse. Confira a entrevista.
AGÊNCIA DC NEWS – Qual é o principal desafio das varejistas atualmente? Olivia Kwon Best – É a incerteza econômica. Vale em qualquer mercado. Particularmente nos Estados Unidos, há a ameaça de tarifas e possíveis aumentos de preços, mas ainda não está claro se essas tarifas serão implementadas e em que grau. Isso gera incerteza para os varejistas em relação a como os preços irão mudar, como isso afetará a cadeia de suprimentos e o comportamento dos consumidores.
AGÊNCIA DC NEWS – Isso impacta empresas e consumidores igualmente? Olivia Kwon Best – O que estamos vivenciando é que ambos, consumidores e varejistas, estão apertando seus orçamentos. Os consumidores estão menos dispostos a gastar e as varejistas olhando com mais cuidado para seus investimentos.
Olivia Kwon Best: “IA trará escalabilidade à personalização” (Divulgação)
AGÊNCIA DC NEWS – Como ficam os investimentos? Olivia Kwon Best – Acredito que os varejistas estão mais cautelosos em relação aos orçamentos. Eles querem garantir que os investimentos em tecnologia sejam bem-sucedidos, com casos de uso claros, roteiros de implementação definidos e o alinhamento de diferentes áreas da empresa para entregar valor. É nesse ponto que a incerteza se torna um fator relevante. Por isso, muitos varejistas estão focados na consolidação de suas tecnologias.
AGÊNCIA DC NEWS – Há um pé no freio? Olivia Kwon Best – Há um movimento para racionalizar e otimizar esses investimentos. No entanto, isso não significa que os varejistas pararam de investir em tecnologia. Pelo contrário. Para alcançar um crescimento lucrativo, a tecnologia continua sendo essencial. A diferença é que agora os investimentos estão sendo feitos com mais cautela, garantindo que realmente impulsionem os resultados.
AGÊNCIA DC NEWS – E na inteligência artificial (IA)? Onde está o desafio? Olivia Kwon Best – A inteligência artificial generativa tem despertado grande interesse, principalmente na criação de conteúdo. É preciso agora escalar a personalização.
AGÊNCIA DC NEWS – O que deve ser feito para que isso ocorra? Olivia Kwon Best – Os varejistas precisam de três elementos principais: dados sobre os consumidores, capacidade de ativar e monetizar esses dados e conteúdo relevante. Antes, a produção de conteúdo era um gargalo, levando semanas e exigindo múltiplas etapas. Agora, com a IA generativa, muitas empresas estão testando como essa tecnologia pode acelerar a produção de conteúdo e aumentar sua eficiência para acompanhar a demanda por personalização.
AGÊNCIA DC NEWS – O varejo está de olho em quais outras tecnologias inovadoras? Olivia Kwon Best – Na próxima semana, durante nossa conferência para clientes no Summit, a Adobe fará vários anúncios, incluindo avanços na chamada capacidade de agente, que representa a próxima fronteira da IA.
AGÊNCIA DC NEWS – Como funciona? Olivia Kwon Best – A ideia é tornar a IA mais inteligente, permitindo que ela atue de forma autônoma em nome do usuário, seguindo diferentes caminhos para alcançar metas específicas. Essa tecnologia pode ser aplicada à criação de conteúdo, na inteligência de negócios, nas métricas e em relatórios.
AGÊNCIA DC NEWS – Em que nível de detalhe e personalização? Olivia Kwon Best– A IA pode analisar um conjunto de dados para identificar oportunidades não exploradas, visualizar tendências e segmentar clientes de alto valor que ainda não foram considerados. Além disso, ela pode automatizar processos, como a organização de dados, a medição de desempenho e até mesmo a orquestração de campanhas – criando automaticamente diagramas, segmentações e até campanhas a partir de simples comandos de texto.
AGÊNCIA DC NEWS – E no ambiente físico, há alguma tendência? Olivia Kwon Best – Outra tendência tecnológica relevante para o varejo envolve a otimização das lojas físicas. Ainda há espaço para as lojas, mas a grande questão é como direcionar o tráfego para elas de maneira mais eficaz. Isso pode ser feito por meio de experiências diferenciadas ou melhorando as interações dos vendedores com os consumidores, utilizando tecnologias que aprimoram a comunicação e o atendimento.
AGÊNCIA DC NEWS – E qual o foco da Adobe atualmente para ajudar as varejistas? Olivia Kwon Best – Nossa principal estratégia para o varejo se baseia na experiência do cliente. No entanto, ao contrário de outras áreas, no varejo o foco não está tanto na interface do usuário (UI/UX), mas sim em como a personalização pode tornar as interações mais relevantes e envolventes para os consumidores.
AGÊNCIA DC NEWS – Como vocês ajudam com isso? Olivia Kwon Best – Os principais componentes dessa estratégia são os dados dos consumidores, a capacidade de ativar e utilizar esses dados de forma significativa para orquestrar experiências em diversos canais e, por fim, o conteúdo necessário para alimentar essa personalização.
AGÊNCIA DC NEWS – É a personalização em larga escala… Olivia Kwon Best – Sim. Isso permite criar centenas de milhares de variações para diferentes pontos de contato, como páginas iniciais, e-mails e experiências em lojas físicas. Por trás de tudo isso, a inteligência artificial desempenha esse papel essencial, possibilitando a escalabilidade e a eficiência das personalizações. Esse é um dos pilares estratégicos da Adobe para impulsionar o varejo.