[AGÊNCIA DC NEWS]. Roberto Mateus Ordine chega ao terceiro ano de seu mandato como presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O terço final. Entre as inúmeras bandeiras defendidas na jornada, iniciada em 2023, uma ficará como legado para a instituição, que comemorou 130 anos em dezembro: a criação do prêmio Comércio Histórico – Estabelecimento Tradicionais de São Paulo, projeto da associação e de sua agência de notícias, a DC NEWS. Ter um selo que oficialize a jornada desses empreendimentos com décadas de atuação ininterrupta era uma carência para a cidade e para a própria ACSP. “Esses lugares são mais do que negócios. São parte da alma de São Paulo”, afirmou Ordine em entrevista ao videocast DC NEWS TALKS.
A primeira seleção de estabelecimentos homenageados foi anunciada dia 20 de março e trouxe dez nomes. Quatro deles nasceram no século 19 – Padaria Santa Tereza (de 1872), restaurante Carlino (1881), Casa Godinho (1888), padaria Italianinha (1896) – e outro seis têm também pelo menos 100 anos de história –14 de Julho (1902), Bar Guanabara (1910), São Domingos (1913), Basilicata (1914), Rei do Filet (1914) e a cantina e pizzaria Castelões (1924). Se somados, esses dez estabelecimentos têm mais de 1,2 mil anos. “A nossa luta é muito justa em homenagem a esses bravos empreendedores”, afirmou Ordine. Um website (https://comerciohistorico.com.br/) com reportagens, vídeos, podcasts e ensaios fotográficos foi criado para narrar essas jornadas e há de inúmeros outros lugares, estabelecimentos e mesmo as de pessoas comuns que construíram, num prazo recorde, uma das maiores metrópoles do planeta.
Apesar de o projeto prever homenagear empreendimentos de toda a cidade, um dos focos nesta primeira fase foi lançar luz à região central, onde estão os dez endereços inicialmente premiados. Trata-se de uma bandeira de Ordine e da ACSP. “Começar a premiação por estabelecimentos de bairros centrais tem outro papel estratégico, afirmou. “Defender a volta à grandeza do Centro de São Paulo.” Ele lembrou que nas décadas de 1960 e 1970 até 2 milhões de pessoas circulavam apenas pela região da rua Direita diariamente. Hoje, apesar dos desafios, o Centro ainda atrai cerca de 600 mil pessoas por dia, segundo dados do metrô. Para Ordine, a valorização do comércio histórico é uma maneira de reescrever a narrativa do Centro de São Paulo.
Em sua entrevista ao DC NEWS TALKS, Ordine falou também que o projeto Comércio Histórico é uma forma de reconhecer e agradecer publicamente a resistência e a resiliência desses estabelecimentos. Algo que vai além da sobrevivência empresarial — é uma prova de adaptação que o tempo impôs. A pizzaria Castelões, por exemplo, mantém o mesmo forno desde a fundação, mas precisou inovar no cardápio. Já a Basilicata, que começou como um pequeno armazém em 1914, hoje fornece pães artesanais para 600 outros comércios. “Eles passaram por várias moedas, por inflação descontrolada, por crises políticas… E ainda assim se mantiveram.” Ordine destaca a capacidade deles de se reinventar — do atendimento de charrete ao delivery digital — e garantir a longevidade desses negócios.
A importância do prêmio foi ressaltada por Ordine pela emoção que marcou a cerimônia de premiação. Muitos dos homenageados, representando gerações de famílias dedicadas ao comércio, compartilharam histórias de adaptação e resiliência. O presidente da ACSP lembra que participa de eventos há mais de 50 anos e confessou surpresa com o clima emocional do evento, que concedeu placas e diplomas aos primeiros dez contemplados. “Foi uma surpresa para mim, porque houve uma energia diferente. A emoção aflorou em todos”, disse.
O projeto Comércio Histórico – Estabelecimentos Tradicionais de São Paulo é inspirado em iniciativas italianas, como as de Roma, Milão e Bolonha, e busca não apenas homenagear esses endereços, mas também transformar os locais em pontos de atração turística, verdadeiros roteiros obrigatórios, que ajudam a incrementar a vida comercial de toda a cidade e não apenas dos premiados. Ainda em 2025, outros 15 endereços serão anunciados, em julho e dezembro. “O projeto foi pensado não somente para o comércio”, disse Ordine. A regra prevê premiar negócios de todos os segmentos e estabelecimentos tradicionais com pelo menos 50 anos de vida ininterrupta. Assim, hospitais, escolas, clubes, escritórios de advocacia e de inúmeros profissionais liberais com o mesmo recorte longevo igualmente farão parte da premiação.