SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – O prefeito Benedito de Lira (PP), de 82 anos, foi eleito para mais um mandato na prefeitura da Barra de São Miguel, a 28 km de Maceió. Ele é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Com 100% das urnas apuradas, Benedito de Lira teve 68,12% dos votos válidos contra 31,88% de Floriano Melo (MDB), 65, atual vice-prefeito e assessor da família por 15 anos até uma cisão em 2022.
Benedito de Lira, conhecido como Biu, tem quase seis décadas de trajetória política. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador, até perder a reeleição em 2018 após ser alvejado por denúncias na Operação Lava Jato.
Foi eleito prefeito em 2020 e fez uma gestão irrigada por recursos de emendas parlamentares enviadas pelo filho. Entre 2021 e 2024, Barra de São Miguel recebeu R$ 16,5 milhões em recursos de emendas. A cidade tem 8.000 habitantes.
Nos eventos de campanha, quem teve protagonismo foi um dos filhos de Arthur Lira, Álvaro, conhecido como Alvinho, de 18 anos.
O adversário Floriano Melo, é o atual vice-prefeito e foi aliado da família Lira nos últimos 15 anos. Rompeu com Benedito de Lira em 2022 e migrou para o MDB partido controlado no estado pelo senador Renan Calheiros, principal adversário de Arthur Lira.
A eleição na cidade foi uma espécie de microcosmo de uma disputa que mira algo maior –a hegemonia política em Alagoas.
De um lado, está o MDB do senador Renan Calheiros, que lançou 82 candidatos a prefeito dentre os 102 municípios do estado. O PP de Lira concorre em 55 cidades. Renan Calheiros e Arthur Lira estiveram em lados opostos na política de Alagoas em todas as eleições desde 1998.
As eleições de 2024 são consideradas uma antessala de 2026, quando Renan Calheiros e Arthur Lira devem concorrer ao Senado em chapas opostas –serão duas vagas em disputa por estado.