São Paulo, 13 de maio de 2025 – A Casa Branca destacou nesta terça-feira o fortalecimento daaliança estratégica com a Arábia Saudita, firmada há mais de 80 anos. Em comunicado, o governonorte-americano enfatizou o “compromisso mútuo com uma integração econômica mais profunda”,anunciando uma série de acordos bilaterais em setores considerados estratégicos, como saúde,energia, ciência e defesa. As medidas integram um pacote de US$ 600 bilhões em investimentos.
Entre os destaques, está a assinatura de um acordo de cooperação energética entre oDepartamento de Energia dos EUA e o Ministério da Energia saudita, voltado à inovação e àexpansão da infraestrutura energética. Também foi firmado um memorando de entendimento na áreamineral, com foco no desenvolvimento econômico e no fortalecimento das cadeias de suprimento deminérios críticos – considerados essenciais para a transição energética global.
No setor aeroespacial, a NASA firmou parceria com a agência espacial saudita para o lançamentode um CubeSat na missão Artemis II. O satélite estudará o clima espacial em órbita elevada,marcando mais um passo na colaboração entre os dois países no programa de exploração lunar.
Outro avanço relevante foi a atualização do Acordo de Transporte Aéreo, que agora permite acompanhias dos dois países operarem voos de carga com terceiros países sem a necessidade de escalanos EUA – medida que deve facilitar o fluxo logístico e comercial.
A Arábia Saudita permanece como “o maior parceiro de Vendas Militares Estrangeiras” dos EstadosUnidos, segundo a Casa Branca. Atualmente, os contratos ativos entre os dois países na área dedefesa somam mais de US$ 129 bilhões.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA