País espera que os EUA parem de usar o comércio como ferramenta de confronto

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 12 de dezembro de 2024 – A China espera que os Estados Unidos deixem de politizar etransformar questões comerciais e econômicas em armas, afirmou He Yadong, porta-voz do Ministériodo Comércio chinês, nesta quinta-feira. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

“Esperamos que os EUA respeitem os fatos e parem de politizar e usar questões comerciais eeconômicas como ferramentas de confronto. A China tomará todas as medidas necessárias paraproteger firmemente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas”, disse He.

O porta-voz acrescentou que a China se opõe veementemente à ampliação do conceito desegurança nacional pelos EUA, o que viola os princípios de economia de mercado e de concorrênciajusta, além de interferir na cooperação comercial e econômica normal entre empresas chinesas eamericanas.

Ele destacou que a China sempre manteve comunicação próxima com o Departamento de Comérciodos EUA por meio de um mecanismo de diálogo e intercâmbio entre os ministérios de comércio dosdois países. Além disso, o governo chinês permanece aberto a interações e contatos com a novaequipe dos EUA em questões comerciais e econômicas.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, declarou que, após assumir o cargo, pretendeadicionar uma taxa de 10% sobre as exportações de produtos chineses. O Wall Street Journalobservou que essas novas tarifas ameaçam prejudicar o sistema comercial global e causar sériosdanos a setores-chave da economia americana, incluindo a indústria automobilística, ao mesmo tempoque podem abrir novas oportunidades para a China nos mercados internacionais.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo