País lamenta a retirada do Panamá do projeto de Cinturão e Rota

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 7 de fevereiro de 2025 – A China lamenta a decisão do governo panamenho deabandonar o projeto de Cinturão e Rota, declarou nesta sexta-feira o porta-voz do Ministério dasRelações Exteriores chinês, Lin Jian. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

“A China se opõe firmemente às ações dos EUA, que, por meio de pressão e coerção, estãotentando denegrir e minar a cooperação no âmbito da iniciativa do Cinturão e Rota, e lamentaprofundamente a decisão do Panamá de não renovar o memorando de entendimento correspondente”,afirmou o diplomata.

O porta-voz destacou que a cooperação entre China e Panamá no âmbito dessa iniciativa temsurtido efeito nos últimos anos e beneficiado os povos dos dois países.

“Esperamos que o Panamá, partindo da situação geral das relações bilaterais e dosinteresses de longo prazo dos dois povos, elimine a interferência externa e tome a decisãocorreta”, disse Lin Jian.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, visitou o Panamá no dia 2 de fevereiro e,posteriormente, informou ter apresentado ao presidente do Panamá, José Raúl Mulino, a rejeiçãodos Estados Unidos à suposta presença da China no Canal do Panamá.

Mais tarde, o presidente panamenho anunciou que seu país não renovaria o memorando deentendimento sobre a Iniciativa do Cinturão e Rota, promovida pela China e assinado em 2017.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo