São Paulo, 19 de maio de 2025 – O governo do Japão suspendeu temporariamente a importação deaves vivas provenientes do Rio Grande do Sul e de carne de aves e ovos frescos oriundos domunicípio de Montenegro (RS), após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granjacomercial da região. A medida foi anunciada em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (16)pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAF).
Segundo as autoridades japonesas, a suspensão se dá após a detecção do primeiro caso deinfluenza aviária de alta patogenicidade (IAPP, H5N1) em uma unidade produtora de matrizes de avesem Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A decisão visa conter qualquerpossibilidade de disseminação da doença no território japonês.
“A fim de tomar todas as medidas possíveis para evitar a entrada da doença no Japão, aimportação de aves vivas do estado do Rio Grande do Sul foi temporariamente suspensa nasexta-feira, 16 de maio de 2025, e suspendemos temporariamente a importação de carne de aves eovos frescos da cidade de Montenegro”, afirma o comunicado do MAF.
O ministério japonês destacou ainda que a suspensão não está relacionada a questões dehigiene alimentar, mas sim ao risco sanitário representado pela doença para o plantel aviáriolocal. “A importação de aves vivas, carne de aves, ovos frescos com casca, entre outros, depaíses ou regiões afetados está suspensa para evitar que aves vivas mantidas no Japão sejaminfectadas com o vírus”, esclarece a nota.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA