São Paulo, 31 de janeiro de 2025 – O Ministério das Relações Exteriores da China informou àagência Sputnik nesta sexta-feira que Pequim continuará aprofundando a cooperação econômica comseus parceiros do BRICS, apesar da ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de100% sobre as importações das principais economias emergentes.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que Pequim já declarou repetidamentesua posição oficial sobre as ameaças de Trump. Há informações sobre países do BRICS quediscutiram perspectivas para aumentar o uso de moedas nacionais em seu comércio e criar uma moedaúnica, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada. Trump reagiu ameaçando impor tarifas de100% sobre as importações do BRICS se eles tentassem lançar uma nova moeda do bloco ou apoiarqualquer outra moeda para substituir o dólar americano.
Em 22 de janeiro, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disseque o país está pronto para continuar trabalhando com os parceiros do BRICS para aprofundar acooperação prática em várias áreas e contribuir mais para o crescimento estável da economiamundial. Ela insistiu que o BRICS defende abertura, inclusão, cooperação mutuamente benéfica enão se envolve em confrontos de blocos.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA