PMEs: 30% têm planos de crescimento, mas 56% atuam sem economias; veja os perfis dos empreendedores e como IA pode transformá-las

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Das PMEs, 72% afirmam que operam no positivo
Crédito: Freepik
  • Das PMEs que participaram do estudo, 56% afirmam possuir reservas para imprevistos ou crises financeiras
  • Segundo Kenneth Corrêa, professor da FGV especialista em IA, uma pequena loja de varejo, por exemplo, pode usar IA generativa para otimizar seu estoque
Por Victor Marques

A Serasa Experian, empresa brasileira de soluções de inteligência para análise de riscos, realizou uma pesquisa para entender o perfil das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e como elas estão se preparando para o futuro. Apenas 30% das PMEs têm planos de crescimento, sendo classificadas com o perfil Quero Ser Grande, a classificação para empresas com ambições de expansão e que apresentam lucratividade. As outras empresas foram classificadas em outros três perfis distintos: Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora. A pesquisa também revela dados sobre aquelas que possuem economias e 56% disseram que não têm.

As empresas classificadas como Quero Ser Grande são as que estão em conformidade com as obrigações e têm planos de crescimento robustos. As da classificação Caminho Estável focam na estabilidade e na manutenção dos resultados atuais, sem grandes ambições de expansão. Em terceiro, as separadas como Batalha Diária enfrentam grandes desafios para se manter operando, com escassez de recursos financeiros e humanos. Por último, as de Liderança Inovadora se destacam pela liderança em seus setores e apresentam forte segurança financeira e inovação.

SAÚDE FINANCEIRA – Sobre a saúde financeira das empresas, ao serem questionadas sobre reservas para imprevistos e crises financeiras, 56% das PMEs afirmam que têm. Este número cresce para 72% nas empresas da categoria Liderança Inovadora. Os grupos Quero ser Grande e Caminho Estável apresentam percentuais semelhantes, com 60% e 58%, respectivamente, respondendo que possuem reservas. Por outro lado, 56% das pequenas e médias empresas Batalha Diária não costumam ter economias.

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Na análise sobre o lucro, 72% das PMEs afirmam que operam no positivo, apesar da escassez de recursos financeiros e humanos. Nesse sentido, o grupo que se destaca é o Liderança Inovadora, com 89% das empresas que apresentam esse perfil declarando lucratividade. Os perfis Quero ser Grande e Caminho Estável apresentam dados similares, com 72% e 75%, respectivamente, afirmando ter lucros.

NO VERMELHO – Já as pequenas e médias empresas que se encaixam no perfil Batalha Diária apresentam outra realidade financeira, com 43% delas ficando no 0x0 ou operando no vermelho. “A pesquisa traz insumos e um panorama valioso para entender as características e demandas das PMEs.”, afirma o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero.

Confira abaixo o quadro comparativo completo de resultados da pesquisa:

IA – Uma grande aliada dos planos de crescimento das PMEs pode ser a inteligência artificial. Segundo pesquisa da McKinsey, a adoção de IA em seus processos operacionais pode reduzir custos em até 20% e aumentar a eficiência em 30%. O especialista em dados e inovação e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Kenneth Corrêa, diz que “ferramentas como Copilot, da Microsoft, e Midjourney [gerador de imagens com IA] permitem criar imagens para uso no marketing, enquanto soluções como ChatGPT ajudam a automatizar a comunicação com clientes”.

Segundo ele, uma pequena loja de varejo, por exemplo, pode usar IA generativa para otimizar seu estoque, prevendo demandas sazonais com base em dados históricos e tendências de mercado. Agências de marketing também se beneficiam ao utilizar ferramentas da Adobe para criar conteúdo personalizado em escala, aumentando significativamente sua produtividade. 

O mesmo também vale para a inovação no âmbito dos produtos. Uma pequena empresa de design, no caso, pode usar ferramentas como DALL-E ou Midjourney para criar conceitos visuais únicos, acelerando o processo criativo e oferecendo opções mais diversificadas aos clientes. “A IA também pode personalizar recomendações, como empresas de moda que usam algoritmos para sugerir produtos baseados nas preferências dos clientes”, afirmou.

Os benefícios são diversos, mas o especialista disse que é importante implementar o uso de IA com cautela e começar com ferramentas gratuitas para tarefas simples. “É importante investir na educação da equipe e manter-se atualizado sobre as últimas inovações”. Essa abordagem correta para implementação em PMEs pode gerar ganhos de competitividade, promovendo o crescimento sustentável.

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