PMI do setor industrial vai a 50,7 pontos em janeiro

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – De acordo com a S&P Global, o PMI do setor industrial foi a50,7 pontos em janeiro, após ter atingido 50,4 pontos no mês imediatamente anterior. O resultado,que permanece acima linha divisória de 50 pontos – o que sugere aceleração econômica -, refletecerta estagnação na produção industrial, aumento mais lento nas vendas e intensificação dapressão sobre os custos.

Segundo a diretora associada de economia da S&P Global, Pollyanna de Lima, “os dados de janeiroapontaram um cenário um tanto preocupante para os fabricantes, que começaram 2025 em terrenoinstável. Os resultados desencorajadores de dezembro foram reforçados por um aumento apenasmodesto nos pedidos a fábricas e pela estagnação da produção, à medida que desafios fiscaiscontínuos, taxas de juros altas e a fraqueza do real impactaram negativamente os produtores debens”.

“As pressões sobre os custos aumentaram novamente, levando a um aumento significativo nospreços cobrados por produtos brasileiros e a outro corte nas compras de insumos. Com as vendasquase estagnadas, as empresas procuraram reduzir seus estoques em vez de aumentá-los”, prosseguiu.

“Embora as implicações dos resultados de janeiro sejam preocupantes se os fabricantescontinuarem a enfrentar custos altos e demanda fraca, o risco de uma retração é iminente asempresas se mantêm otimistas de que as dificuldades atuais sejam um revés temporário”, concluiuLima.

Paulo Holland – paulo.holland@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo