Preços acentuam perdas em meio a notícias sobre acordo de paz na Ucrânia

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

Porto Alegre, 25 de novembro de 2025 – Os preços do petróleo ampliaram as quedas apósnotícias citarem um funcionário americano afirmando que a Ucrânia havia concordado com um acordode paz.

A ABC News e a CBS News noticiaram que um funcionário americano disse que a Ucrânia concordou comos termos de um possível acordo de paz.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, poderá visitar os Estados Unidos nos próximos diaspara finalizar um acordo com o presidente Donald Trump para encerrar a guerra da Ucrânia com aRússia, disse o chefe de segurança nacional de Kiev, Rustem Umerov.

“Alguns veículos de comunicação estão noticiando que a Ucrânia concordou com um acordo de paz”,disse o analista do UBS, Giovanni Staunovo. “Dito isso, é preciso que ambos os lados aceitem, eainda não está claro se a Rússia também concorda.”

Um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia poderia levar ao levantamento das sanções contra Moscou,liberando o fornecimento de petróleo anteriormente restrito no mercado.

Os dois preços de referência do petróleo bruto subiram 1,3% na segunda-feira, com o aumento dasdúvidas sobre um acordo de paz reduzindo as expectativas de um fluxo irrestrito de petróleo brutoe combustíveis russos.

A perspectiva geral para o equilíbrio entre oferta e demanda de petróleo bruto em 2026 é maisfrouxa, em meio a diversas previsões de que o crescimento da oferta superará o aumento da demandano próximo ano. As preocupações com o excesso de oferta têm afetado o sentimento do mercadorecentemente.

Às 12h30 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex comentrega para janeiro caía 2,63%, cotado a US$ 57,29 o barril. Já o preço do contrato do Brentnegociado na plataforma ICE, com entrega para janeiro recuava 2,5%, cotado a US$ 61,81 o barril.

Com informações da Reuters.

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo