Presidente deve lançar mais tarifas contra o Canadá ainda nesta sexta-feira e que India concordou em 'reduzir tarifas'

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 7 de março de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevistacoletiva no Salão Oval da Casa Branca, falou sobre a imposição de mais tarifas sobre o Canadánesta sexta-feira, que a India concordou em ‘reduzir tarifas’, além da criação de empregos nopaís em fevereiro, um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia e um ‘acordo de paz’ com o Irã.

Trump protestou contra o que ele chamou de tarifas canadenses tremendamente altas sobrelaticínios e madeira. Ele disse que seu governo poderia impor tarifas recíprocas sobre produtoscanadenses já na sexta-feira.

“O Canadá vem nos roubando há anos em tarifas para madeira e laticínios”, ele disse arepórteres no Salão Oval. “Eles serão confrontados com as mesmas tarifas, a menos que as retirem,e… podemos fazer isso hoje mesmo ou esperar até segunda ou terça-feira.”

Sobre a India, Trump disse que o país concordou em reduzir suas tarifas, acrescentando que”alguém finalmente está expondo o que eles fizeram”. Mais cedo, o Ministério das RelaçõesExteriores da India havia abordado a ameaça de tarifas, mas não fez comentários sobre qualquerdecisão de reduzir as taxas.

“A India nos cobra tarifas enormes. Enormes. Você não consegue vender nada na India… Elesconcordaram, aliás; agora querem reduzir muito suas tarifas porque alguém finalmente está expondoo que eles fizeram”, disse Trump.Sobre a criação de empregos em fevereiro, Trump disse que foram criadas ‘0 mil vagas “naindústria de manufatura apenas em fevereiro; isso não acontecia há muito tempo”, afirmou. Eletambém citou que os fabricantes não querem ter de ‘ ir e voltar’ entre as fronteiras com o Méxicoe o Canadá’. “Tudo o que eles querem é ter os empregos em um único local. Eles já tinham espaçoe, se tinham espaço, conseguiram criar os empregos quase imediatamente em alguns casos”.

Trump falou também sobre o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), e que, desde oinício do Nafta (o antigo nome do acordo), ‘mais de 90 mil fábricas foram fechadas’. “Precisamostrazer nossos negócios de volta para este país do ponto de vista do emprego.”

Trump também falou do saldo da balança comercial com a União Europeia (UE). “A UE tem sido umgrande explorador deste país e tem se aproveitado dos Estados Unidos. Mas não estão mais tirandovantagem agora que estou aqui. Então, às vezes você ouvirá coisas negativas, mas sempre vêm depaíses de fora. A América será muito forte, se eu fosse um país estrangeiro, eles se sairiambem, mas não podem mais fazer como costumavam fazer”, afirmou.

Um ponto-chave é o ressurgimento da fabricação de automóveis e chips nos Estados Unidos, comnovos investimentos que devem criar inúmeros empregos bem remunerados.

O presidente menciona a construção de uma grande fábrica de chips no Arizona, visandorecuperar parte significativa do mercado de semicondutores, que se deslocou majoritariamente para aÁsia, especialmente Taiwan e Coreia do Sul. “Tudo o que você faz, tudo o que você toca agoraenvolve chips.”

Trump destacou que haverá um grande crescimento de empregos na indústria de automóveisnorte-americana. “Vocês terão tantos empregos na indústria automotiva que não vão acreditar noque vai acontecer.” Ele acredita que o apoio dos trabalhadores da indústria automotiva foi crucialpara suas vitórias eleitorais regionais, ressaltando a importância desse grupo no cenáriopolítico.

Já sobre as negociações para colocar fim ao conflito entre Ucrânia e Rússia. “Pode ser maisfácil lidar com a Rússia, o que é surpreendente, pois eles têm todas as cartas na mão.”

Ele destaca que tanto a Ucrânia quanto a Rússia enfrentam desafios significativos, incluindoaltos índices de baixas e a necessidade de um diálogo eficaz para encerrar o conflito. Trump falade uma reunião na próxima semana para estabelecer um cessar-fogo, reforçando a importância denegociações produtivas. E que isso precisa ser atingido em breve, porque “pode acabar em umaTerceira Guerra Mundial se não resolvemos logo.”

Sobre o Oriente Médio, Trump afirmou que um desenvolvimento importante em relação ao Irãdeve ocorrer muito em breve, expressando esperança de que resulte em um acordo de paz. “Temos umasituação com o Irã em que algo vai acontecer muito em breve, muito, muito em breve”.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo