Presidente diz que pedirá a Putin que participe de negociação com Zelensky

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 14 de maio de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite destaquarta-feira (13) que ligará para o líder da Rússia, Vladimir Putin, para encorajá-lo a sentarà mesa de negociações com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como forma de encontraremuma solução para o fim da guerra entre os dois países.

“Todos nós sabemos os motivos da guerra, não precisamos entrar em detalhes dos motivos da guerra.Eu estou preocupado é em encontrar o motivo da paz”, afirmou Lula durante entrevista à imprensa,em Pequim, onde o presidente brasileiro cumpriu visita oficial nos últimos dias.

“O meu ministro Mauro Vieira [Relações Exteriores] tinha recebido um telefonema do chanceler daUcrânia dizendo que o Zelensky gostaria que eu pedisse para o Putin, para saber se o Putin estavadisposto a fazer um acordo de paz, uma trégua de 30 dias. Tive a oportunidade de jantar ao lado doPutin e foi a primeira coisa que perguntei. E o Putin disse textualmente que ‘eu topo discutir issoa partir do acordo que estávamos fazendo em Istambul, em 2022’. Eu não conheço [os detalhes desseacordo]. Quando eu parar em Moscou [em escala de voo na volta ao Brasil], eu vou tentar falar com oPutin. Não me custa nada falar: ‘olha, companheiro Putin, vai até Istambul negociar, pô'”, disseLula ao responder a pergunta de um jornalista.

Durante a entrevista, Lula voltou a comentar sobre a situação dramática em Gaza, e pediu que opresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha o mesmo empenho para acabar com o conflito naPalestina como está tendo para o fim da guerra na Ucrânia.

As informações são da agência Brasil.

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo