São Paulo, 18 de dezembro de 2024 – A Eneva informou na noite de ontem (17) que teve início aoperação comercial do primeiro trem de liquefação da planta de liquefação de gás naturalliquefeito (GNL) no Complexo Parnaíba, no Maranhão, após a realização dos comissionamentosnecessários e o recebimento da autorização para operação por parte da Agência Nacional doPetróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A planta de liquefação, construída nas adjacências da Unidade de Tratamento de Gás Natural doComplexo Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes (MA), é suprida pelo gás naturalproveniente das concessões da bacia sedimentar do Parnaíba e contemplará mais um trem deliquefação de gás natural.
O segundo trem da planta de liquefação encontra-se em fase de comissionamento, sendo o início desua operação comercial esperado para as próximas semanas. A planta de liquefação, totalizará,após a partida do segundo trem, capacidade de 600.000 m3 por dia.
A companhia informa ainda que já celebrou três contratos de venda de GNL firme a partir daPlanta de Liquefação, com prazos de suprimento entre 3 e 10 anos, sendo dois contratos paraclientes industriais e um para uma distribuidora de gás natural.
Com a entrada da operação comercial do primeiro trem da planta de liquefação e o início davigência dos contratos, a Eneva inaugura o modelo de negócios de venda de gás liquefeito empequena escala (SSLNG), viabilizando a monetização do gás natural com volumes firmes efortalecendo a frente de comercialização para terceiros.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA