São Paulo, 6 de março de 2025 – Os índices futuros americanos abriram em queda e as bolsaseuropeias em alta. A onda de tarifas patrocinadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,sofreu um “pequeno abalo” ontem. Após Trump defender as tarifas 25% sobre as importações doCanadá e do México, e em 20% nos produtos da China, em seu discurso diante do Congresso dos EUA, osecretário de Comércio, Howard Lutnick, disse que o país estuda isentar de tarifas algunssetores, entre eles, o automotivo.
Lutnick destacou que a administração está analisando o Acordo Estados Unidos-México-Canadá(USMCA) e se determinados setores cumpriram as regras do acordo. Embora ele não tenha confirmadouma isenção total para o setor automotivo, sugeriu que algumas categorias, como automóveis,poderiam ser excluídas da tarifa de 25%. “Não é exatamente uma isenção”, disse ele, indicandoque o alívio seria parcial e setorial. O início da taxação foi adiada por um mês.
Outros fatores que influenciaram o mercado ontem foram a divulgação do índice do Instituto deGerência e Oferta (ISM, na sigla em inglês) dos EUA e os estímulos à economia chinesa. O ISMindustrial norte-americano recuou para 50,3 pontos em fevereiro ante projeções de 50,8. No mêsimediatamente anterior, o indicador registrou 50,9 pontos. Já o governo chinês disse que aprevisão é o país ter um crescimento de 5% do PIB neste ano, a mesmo em relação ao ano passado,o que mostra confiança e sinaliza um apoio político mais forte para impulsionar a demandadoméstica. Para o analista da Ajax Asset Rafael Passos, os sinais de desaceleração da economiados Estados Unidos impacta diretamente o câmbio e as curvas de juros. Ontem, o dólar fechou emqueda de 2,70%, cotado a R$ 5,7555.
Ontem, o Livro Bege, relatório do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre ascondições econômicas das 12 principais regiões do país, apontou que oito dos 12 distritosrelataram crescimento estagnado ou ligeiramente negativo em fevereiro, seis distritos indicaramnenhuma mudança na atividade econômica, e dois registraram pequenas contrações. Ainda é cedopara saber qual será a decisão do Fed, mas analistas acreditam em cortes de juros por parte do Fedapenas em junho, mas a possibilidade de um 2025 sem cortes também não é descartada pelosinvestidores, diante das consequências ainda incertas da política de tarifas impostas por Trumpaos seus principais parceiros comerciais (México, Canadá e China).
Na Europa, hoje sai a decisão do Banco Central Europe (BCE) sobre a taxa de juros do bloco. Aexpectativa é que o BCE corte pelo segundo mês consecutivo a taxa em 0,25 ponto percentual. Emfevereiro, a taxa anual de inflação do bloco foi de 2,4%. Os consumidores da zona do euroajustaram levemente para baixo suas projeções de inflação para os próximos 12 meses, conforme aPesquisa de Expectativas do Consumidor (CES, na sigla em inglês) divulgada na última sexta-feirapelo BCE.
Em janeiro de 2025, a mediana das previsões do CES indicou alta de 2,6% nos preços, abaixo dos2,8% estimados em dezembro. Apesar da queda, o patamar segue o mesmo de novembro e ainda supera os2,5% registrados em outubro. Enquanto isso, a inflação anual ao consumidor acelerou para 2,5% emjaneiro, após marcar 2,4% no mês anterior, afastando-se ainda mais da meta de 2% estabelecida peloBCE.
Por aqui, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,Geraldo Alckmin (PSB), terá uma reunião com o secretário do Comércio dos Estados Unidos, HowardLutnick. As tarifas de importação anunciadas pelo presidente Donald Trump serão o tema central dareunião. A videochamada está marcada para acontecer às 17h30. As informações são da CNN.
A reunião entre os dois estava prevista inicialmente para ser realizada na última sexta-feira(28). O encontro não aconteceu, e na agenda do vice-presidente constavam apenas despachos internos.Na ocasião, Alckmin afirmou que o governo brasileiro já estava em contato com o setor no Brasil,desenvolvendo soluções em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
No setor corporativo, a Eneva informou que, após autorização da Agência Nacional de EnergiaElétrica (Aneel), iniciou a operação comercial da sua unidade geradora de turbina avapor, com potência limitada em 87,220 megawatts (MW), localizado no Complexo Parnaíba, em SantoAntônio dos Lopes, no estado do Maranhão.
A Justiça britânica retomou nesta quarta-feira (5) o julgamento sobre a responsabilização damineradora angloaustraliana BHP em relação ao rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG),em 2015. A Samarco é uma joint venture da brasileira Vale com a subsidiária da BHP no Brasil. Aação foi impetrada pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead (PG), que representa 620 milpessoas, 1.500 empresas e 46 municípios atingidos pela tragédia
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) recebeu com preocupaçãoa chegada de um navio com mais de 5,5 mil automóveis, num momento em que já há mais de 40 milunidades importadas em estoque em nosso país. “Há cerca de um ano alertamos o governo federalsobre a necessidade de recompor imediatamente a alíquota de 35% de Imposto de Importação (II)para veículos híbridos e elétricos, na tentativa de evitar um desequilíbrio no comércioexterior que possa afetar ainda mais a produção, os investimentos e os empregos na cadeiaautomotiva brasileira”, disse a entidade em nota.
A Pesquisa Especial de Crédito da Federação Brasileira de Banco (Febraban) apontou que o saldototal da carteira de crédito deve mostrar uma leve retração de 0,2% em janeiro, impactado porfatores sazonais, refletindo a contração do crédito às empresas (-1,8%). Entretanto, olevantamento mostra que o resultado deve manter o ritmo de expansão anual da carteira estável em10,9%.
O Secovi-SP, entidade que representa o setor imobiliário, divulgou uma nota manifestando “profundapreocupação com as propostas de ampliar as possibilidades de saque do Fundo de Garantia do Tempode Serviço (FGTS), incluindo a liberação de saldos para trabalhadores que optaram pelosaque-aniversário”. Segundo o comunicado da entidade, medidas como esta comprometem asustentabilidade do FGTS e sua missão primordial de financiar políticas públicas essenciais, comohabitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana.
Emerson Lopes / Safras NewsCopyright 2024 – Grupo CMA