Rússia considerará presença de tropas europeias na Ucrânia como forças da Otan

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 6 de março de 2025 – A Rússia considerará a presença de tropas europeias naUcrânia como sendo de forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), declarou oministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov. As informações são da agência denotícias “Sputnik”.

“Consideraremos a presença dessas tropas em território ucraniano da mesma forma queconsideramos a possível presença da Otan na Ucrânia”, disse Lavrov em uma coletiva de imprensa.

O chefe da diplomacia russa destacou que essa discussão tem um “objetivo abertamente hostil”.Em sua opinião, se um contingente estrangeiro for enviado à Ucrânia, os países ocidentais nãoestarão interessados em chegar a um acordo pacífico, já que tal ação criaria “fatosconsumados”.

Lavrov alertou que a presença de tropas europeias na Ucrânia não significaria uma guerrahíbrida entre a Europa e a Rússia, mas sim o envolvimento oficial da Otan no conflito.

“Especialmente após a declaração nervosa de ontem do presidente francês, Emmanuel Macron,que classificou a Rússia como uma ameaça. Se a Rússia é uma ameaça, então tropas devem serenviadas contra essa ameaça”, afirmou o ministro.

Além disso, ele destacou que os Estados Unidos, ao comentarem sobre a possível ideia de enviartropas, afirmaram que “esse tipo de coisa, especialmente se apresentada como manutenção da paz,deve ser debatida e acordada pelas partes, algo que nem Macron, nem (o primeiro-ministro britânico,Keir) Starmer, nem outros defensores do envio de tropas mencionam”.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo