Santander diz que exportações em alta e custos mais baixos devem impulsionar resultados em 2025

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 31 de janeiro de 2025 – O Santander divulgou um relatório com as perspectivas decrescimento da operadora logística Rumo, destacando que a companhia tem a seu favor melhor ambientede exportação de grãos, melhoria significativa na economia dos agricultores de MT para asculturas de 2024/25, vantagem dos custos logísticos e avaliação atrativa.

“A Rumo continua sendo a solução de menor custo logístico para as exportações de grãos do MatoGrosso em comparação com todas as outras rotas principais. Notamos que para ambos os destinos,Europa e China, acreditamos que a Rumo oferece a solução mais atraente, com a próxima rota maiscompetitiva representada pelo Arco Norte, com uma tarifa premiu de 6% e 13%, respectivamente. Opercurso de Santarém foi o segunda solução mais atraente. Isso pode ser explicado pela escassezde safra dos anos anteriores, em que os custos de frete de caminhões foi significativamentereduzido, favorecendo rotas com trechos rodoviários mais longos (em circunstâncias normais, Rumocontinua como a rota mais competitiva)”, detalhou o Santander.

A análise ressaltou ainda que a previsão para as safras de soja e milho 2024/25 no Mato Grosso(impulsionadas pela melhora do clima, portanto, a produtividade e os preços mais elevados do milhoapoiam uma maior área de colheita) devem ser revisada para cima. As previsões do Santander emrelação ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) estão 8% acima para aprodução de grãos do MT, 7% superior para as exportações.

Segundo a análise, ao excluir o investimento de expansão da Rumo, a previsão é de um rendimentoFCF de aproximadamente 13% em 2025. Sem os principais projetos de expansão da Rumo (LRV, PaulistaExpansão de rede, FIPS, etc), o Fluxo de Caixa de Financiamento (FCF) deve expandirsignificativamente nos próximos anos, passando de 13% em 2025 para 35% em 2034. “Vemos a empresanegociando a 2025 EV/EBITDA de 5,7x, um desconto significativo em comparação com sua médiahistórica. Mantemos classificação outperform (compra), com preço-alvo de R$ 27,50/ação”,concluiu o Santander, que também prevê um crescimento de 1,4% na comparação anual no volumetransportado da Rumo Norte (ex-Centro) em 2025, seguido 4,2% nos caminhões para Santos, 1,5% noArco Norte e redução de 49% nas rotas menos competitivas.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo