Suspensão da ajuda militar dos EUA à Ucrânia pode acabar rapidamente com o conflito, diz Lavrov

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 6 de março de 2025 – A suspensão da ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrâniapode contribuir para encerrar rapidamente o conflito ucraniano, afirmou o ministro das RelaçõesExteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta quinta-feira. As informações são da agência denotícias “Sputnik”.

“Já foi dito muitas vezes que o ex-chefe de política externa da UE, Josep Borrell, estavacerto ao afirmar, em seu estilo habitual, que o conflito na Ucrânia poderia ser interrompido muitorapidamente, em duas semanas, se a ajuda militar ao governo ucraniano fosse suspensa. Essa é aresposta à sua pergunta. Concordamos com essa avaliação. Outra coisa que Josep Borrellacrescentou foi que isso nunca deveria ser feito, porque primeiro é preciso infligir uma derrotaestratégica à Rússia e, então, ditar os termos da paz a ela”, disse Lavrov a jornalistas.

O chanceler russo destacou que a Rússia está pronta para um diálogo franco sobre aresolução do conflito na Ucrânia.

“Estamos prontos para uma conversa honesta, levando em consideração todas as causas profundasdesse conflito, incluindo, é claro, a principal a segurança da Rússia e garantias contra acontínua expansão da Otan em direção à Ucrânia, que seria então usada para criar ameaçasconstantes à Rússia”, afirmou Lavrov.

Além disso, o oficial russo comentou que a declaração do presidente francês, EmmanuelMacron, sobre a Rússia e a Ucrânia foi nervosa e muito extensa.

“Macron, pelo que entendi, disse em sua longa e bastante nervosa declaração ontem [5 demarço] que a guerra não deve terminar com a rendição da Ucrânia”, disse Lavrov.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo