SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai leiloar, no início do segundo semestre, um trecho de 250 km de extensão da rodovia Raposo Tavares, na ligação entre Itapetininga e Ourinhos, interior de São Paulo. Estão previstos investimentos de R$ 4,7 bilhões no trecho, utilizado como uma importante rota de escoamento da produção agrícola paulista.
Anunciado em 2023 como parte do programa de parcerias de investimentos (PPI), o lançamento do edital do Lote Paranapanema está previsto para acontecer no segundo trimestre. O período de concessão será de 30 anos e a empresa vencedora deverá promover a duplicação de toda a extensão do trecho, bem como promover melhorias na pista.
A rodovia corta o estado de leste a oeste e serve como ponto de ligação da capital a cidades como Sorocaba, Assis e Presidente Prudente.
De acordo com o governo paulista, apenas esse trecho da Raposo ainda não foi duplicado. Cerca de 147 km de rodovia serão duplicados, além da construção de 12,5 km de pistas marginais e 56,4 km de acostamentos novos e recuperados.
Ao todo, o plano do governo é conceder 1.800 km de rodovias. Quatro lotes já foram leiloados e outros quatro (incluindo o Paranapanema) estão em fase de desenvolvimento de projeto.
Aposta de Tarcísio, o agronegócio será um dos grandes beneficiários com a reforma, uma vez que a Raposo é um dos principais eixos logísticos rodoviários do país e terá sua capacidade de escoamento ampliada, sobretudo na ligação com o Porto de Santos.
Dados do governo estadual apontam que, em 2024, o agro paulista exportou R$ 184,7 bilhões -alta de 6,8% na comparação com 2023. Na perspectiva nacional, os produtos agrícolas de São Paulo corresponderam a 18,6% das exportações de todo o agro brasileiro, sendo mais de 84% da produção de sucos, 62% do complexo sucroalcooleiro e 63% dos produtos de origem vegetal.
Produtores de outras regiões do país também podem ser beneficiados com a duplicação. Dados da Comex Stat indicam que 93% dos US$ 9,9 bilhões exportados pelo Mato Grosso do Sul por via marítima atravessaram a malha rodoviária paulista.
“A otimização da infraestrutura logística é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado, garantindo o escoamento da produção agropecuária. Com a concessão do Lote Paranapanema, criaremos um corredor logístico que aliviará a pressão de demanda na Rodovia Castello Branco e facilitará o acesso de regiões produtoras ao porto de Santos, reduzindo custos e fortalecendo a competitividade do agronegócio”, diz Raquel Carneiro, diretora Econômico Financeira da CPP (Companhia Paulista de Parcerias).
O edital vai prever a implementação de 29 novas passarelas para pedestres, bem como a instalação e readequação de dispositivos e mais de 80 pontos e ônibus.