Tarifas de Trump vão alimentar a incerteza global, diz Villeroy

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – François Villeroy de Galhau, governador do Banco daFrança e membro do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que as tarifas comerciais impostas pelopresidente dos EUA, Donald Trump, aumentarão a incerteza econômica global. Em entrevista à FranceInfo, Villeroy destacou que, embora haja sinais positivos, como a recuperação do poder de compra,as medidas protecionistas de Trump são “muito brutais” e preocupantes, especialmente para setorescomo o automotivo. Ele enfatizou que “todos perdem nesse tipo de guerra comercial protecionista”.

Questionado sobre uma possível retaliação da União Europeia (UE) caso Trump imponha tarifasao bloco, Villeroy disse que uma resposta não deve ser descartada, mas pediu cautela. Ele ressaltouque o foco deve ser fortalecer a economia europeia. As tarifas anunciadas por Trump no sábado visamprodutos do México, Canadá e China, com o objetivo de combater o fluxo de fentanil e imigrantesilegais para os EUA. No entanto, essas medidas podem prejudicar o crescimento global e reacender ainflação.

Villeroy também comentou que é provável que o BCE realize novos cortes nas taxas de juros. Nasemana passada, o BCE reduziu as taxas, e os formuladores de política monetária indicaram apossibilidade de novos cortes em março, priorizando o estímulo ao crescimento econômico em meio apreocupações com a inflação persistente.

Com informações da Reuters.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo