Terremoto atinge Califórnia, nos EUA; governo cancela alerta de tsunami

Uma image de notas de 20 reais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um terremoto de magnitude 7 foi registrado nesta quinta-feira (5) no estado da Califórnia. O governo americano chegou a emitir um alerta de tsunami para boa parte da costa oeste dos Estados Unidos, que foi cancelado pouco tempo depois.

O terremoto teve seu epicentro no oceano Pacífico, a cerca de 60 quilômetros do litoral norte da Califórnia e a uma profundidade de 10 quilômetros. A área em terra mais próxima do epicentro não é densamente povoada, mas o alerta de tsunami emitido pelo Centro de Tsunamis dos EUA abrangia quase 900 quilômetros de costa, incluindo a região metropolitana de San Francisco.

Ao todo, cerca de 4,7 milhões de pessoas vivem na área que esteve sob alerta. O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, emitiu um comunicado dizendo estar reunido com autoridades dos serviços de emergência do estado. Até a publicação deste texto, não havia registros de vítimas ou danos significativos, mas cerca de 19 mil residências ficaram sem energia.

Voltar ao topo