São Paulo, 29 de janeiro de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou quepretende impor tarifas comerciais “muito maiores” que 2,5%, sinalizando sua intenção de remodelaras cadeias de suprimentos americanas por meio de amplas taxações. Durante uma conversa comrepórteres no Air Force One, Trump não revelou detalhes exatos sobre as novas tarifas, masgarantiu que seriam suficientes para “proteger o país”. Ele também negou que seu futurosecretário do Tesouro, Scott Bessent, apoie uma taxa inicial de 2,5%, sugerindo que o percentualserá significativamente maior.
Além disso, Trump prometeu tarifas direcionadas a setores estratégicos como semicondutores,produtos farmacêuticos, aço, cobre e alumínio. Ele indicou que também pode impor tarifas sobreautomóveis importados do Canadá e do México, ameaçando uma taxa de 25% a partir de 1 defevereiro. A iniciativa faz parte de sua estratégia para pressionar parceiros comerciais efortalecer a indústria americana, ao mesmo tempo em que busca enviar um recado à China.
Em discurso para republicanos em Miami, Trump defendeu o uso de tarifas como ferramentaeconômica essencial, relembrando políticas protecionistas dos EUA no início do século XX.Segundo ele, o aumento das tarifas sobre outros países permitiria a redução de impostos internose incentivaria o retorno de empregos e fábricas para os EUA. O ex-presidente já mencionou,anteriormente, a possibilidade de tarifas de até 20% como parte de sua estratégia econômica.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA