São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estápausando os planos de impor tarifas de 25% sobre o México, disse ele na manhã desta segunda-feira,após conversas com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum. As tarifas sobre o Canadá e a Chinaainda estão mantidas por enquanto. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.
Os EUA e o México “concordaram em pausar imediatamente as tarifas previstas por um período deum mês, durante o qual teremos negociações lideradas pelo Secretário de Estado Marco Rubio, oSecretário do Tesouro Scott Bessent e o Secretário de Comércio Howard Lutnick, juntamente comaltos representantes do México”, disse Trump em uma publicação na rede social Truth Social.
A presidente mexicana confirmou a pausa das tarifas em uma publicação na rede social X (antigoTwitter). O México enviará 10 mil soldados da Guarda Nacional para a fronteira para impedir otráfico de drogas, disse ela, acrescentando que seu governo trabalhará com os EUA em negociaçõesparalelas sobre segurança e comércio.
No início desta segunda-feira, um funcionário do governo Trump disse que os EUA estãoavançando com as tarifas sobre o Canadá, México e China, independentemente da reação domercado.
Os três conjuntos de tarifas foram impostos com base em declarações de que o fluxo deimigrantes e fentanil pela fronteira dos EUA é uma emergência. “Essas questões de segurança têmprecedência sobre o mercado de ações”, disse o funcionário, que falou anonimamente paradescrever as decisões do governo.
O presidente tem o poder de determinar se houve progresso nessas questões, disse ofuncionário, acrescentando que ainda não foi tomada uma decisão sobre retroceder. “É certamenteuma possibilidade. Não é como se estivéssemos impondo tarifas só por impor”, disse ele.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA