Trump avalia alívio tarifário para setores que cumprem acordo comercial, como o automotivo, diz secretário de Comércio

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 5 de março de 2025 – O presidente dos EUA, Donald Trump, está considerandoconceder alívio tarifário a setores como o automotivo, que cumprem as regras do Acordo EstadosUnidos-México-Canadá (USMCA). O secretário de Comércio, Howard Lutnick, afirmou que um anúnciosobre as tarifas de 25% impostas ao Canadá e México será feito ainda nesta quarta-feira. Adecisão final caberá a Trump, mas a tarifa geral permanecerá, com foco na renegociação doacordo comercial no próximo ano.

Lutnick sugeriu que o alívio tarifário pode ser aplicado a categorias específicas, comoautomóveis, desde que estejam em conformidade com as regras de origem do USMCA. Isso beneficiariamontadoras tradicionais de Detroit, como Ford, General Motors e Stellantis, cujos veículos atendemaos requisitos de 75% de conteúdo norte-americano. No entanto, ele ressaltou que não se trata deuma “isenção total”, mas de uma exclusão parcial para setores que seguem o acordo.

O alívio tarifário também eliminaria a tarifa de 10% sobre importações de energiacanadense, como petróleo e gasolina, que cumprem as regras do USMCA. Montadoras estrangeiras comgrande produção nos EUA, como Honda e Toyota, também seriam beneficiadas, enquanto concorrentesque não cumprem as regras pagariam a tarifa completa. Uma opção em discussão é uma isenção de30 dias, desde que as empresas demonstrem planos de investir mais na produção americana.

As tarifas impostas por Trump ameaçam a recuperação econômica do Canadá, que depende dosEUA para 75% de suas exportações. Além disso, as tensões comerciais já estão impactando osEUA, com dados mostrando desaceleração no crescimento de empregos e salários. O dólar atingiumínimas de três meses, e os índices de ações americanas caíram nesta semana.

Trump deve conversar com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, nesta quarta-feira,enquanto Lutnick discute o cumprimento do USMCA com as montadoras de Detroit. Tarifas recíprocasmais amplas estão previstas para 2 de abril, com algumas sendo aplicadas imediatamente e outraslevando semanas ou meses. Essas tarifas visam equilibrar as barreiras comerciais de outros países,como a União Europeia, que tem tarifas mais altas para veículos e impostos sobre valor agregado.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo