São Paulo, 4 de fevereiro de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hojeque há uma discussão ativa sobre o Canal do Panamá, cujo controle ele pretende recuperar apósdenunciar uma crescente presença da China na via transoceânica.
“O Canal do Panamá está em discussão ativa neste momento”, disse Trump a jornalistas na CasaBranca.
Em seu discurso de posse, no dia 20 de janeiro, Trump acusou o Panamá de cobrar a mais dos naviosestadunidenses e de ceder o controle do Canal à China, versões rejeitadas pelo paíscentro-americano.
As declarações provocaram tensões entre os dois governos, supostamente superadas no fim desemana passado, durante a visita ao Panamá do chanceler dos Estados Unidos, Marco Rubio.
Durante a visita, as autoridades panamenhas anunciaram que trabalharão com os Estados Unidospara “otimizar a prioridade” aos navios desse país no Canal, e o presidente José Raúl Mulinoindicou que não renovará o memorando da “Rota da Seda”, assinado com a China.
Além disso, Mulino afirmou que revisará os acordos que envolvem a China e as empresas dessepaís e indicou que haverá maior cooperação com os Estados Unidos em matéria de migração.
Por sua vez, o enviado especial de Washington para a América Latina, Mauricio Claver-Carone,disse na última sexta-feira que os Estados Unidos poderiam garantir a manutenção do Canal doPanamá, desde que o país centro-americano não cobre tarifas.
Com informações da agência de notícias “Sputnik”.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA