São Paulo, 26 de março de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que astarifas que deve adotar provavelmente serão mais lenientes do que recíprocas, à medida que seaproxima o prazo de 2 de abril para que diversas taxas entrem em vigor.
“Eu provavelmente serei mais leniente do que recíproco, porque se eu fosse recíproco, issoseria muito difícil para as pessoas”, disse Trump hoje em uma entrevista à Newsmax. “Eu sei queexistem algumas exceções, e é uma discussão contínua, mas não muitas, não muitas exceções”,acrescentou o presidente.
Os comentários surgem enquanto investidores temem que uma abordagem mais rigorosa, sinalizadapela administração Trump, possa abater o ânimo dos consumidores e das empresas, desacelerando aeconomia dos Estados Unidos. Ontem, o Conference Board informou que sua medida de expectativas dosconsumidores sobre negócios, renda e trabalho caiu para o nível mais baixo em 12 anos.
As ações têm enfrentado dificuldades recentemente, com o S&P 500 caindo 3% no último mês. Oíndice de referência também entrou em território de correção em meio às pressõestarifárias, chegando a ser negociado brevemente a mais de 10% abaixo de um recorde estabelecido emfevereiro.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA