São Paulo, 16 de dezembro de 2024 – A Ucrânia afirmou nesta segunda-feira que unidadesnorte-coreanas lutando ao lado da Rússia sofreram pelo menos 30 baixas, entre mortos e feridos, emconfrontos ocorridos durante o fim de semana na região de Kursk, na Rússia. Segundo a agência deinteligência militar ucraniana, as perdas aconteceram nos vilarejos de Plekhovo, Vorozhba eMartynovka. Essa é a primeira vez que Kiev relata perdas norte-coreanas com esse nível de detalhe,embora não tenha apresentado evidências. O Kremlin e o Ministério da Defesa russo não comentaramas declarações, e os números não puderam ser verificados de forma independente.
De acordo com Kiev, a Rússia estaria utilizando tropas norte-coreanas em número significativopela primeira vez para conduzir ataques na região de Kursk, onde a Ucrânia lançou uma incursãotransfronteiriça em agosto. A agência ucraniana informou que, devido às perdas, as forçasnorte-coreanas estão sendo reforçadas por soldados da 94 brigada separada do exército da Coreiado Norte. Estima-se que cerca de 11 mil norte-coreanos estejam atualmente envolvidos no apoio àsoperações russas, complementando dezenas de milhares de soldados russos.
A presença de forças norte-coreanas na região de Kursk foi inicialmente relatada por Kiev emoutubro, com relatos subsequentes de confrontos e baixas. Pyongyang, que inicialmente negou osrelatos como “fake news”, afirmou posteriormente que qualquer envio de tropas seria legítimo. AUcrânia, que tem quase um quinto de seu território sob controle russo, mantém uma posiçãoestratégica em Kursk como possível vantagem em futuras negociações de paz.
Com informações da Reuters.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA