São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – As vendas no Varejo em janeiro de 2025 caíram 0,3%,descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2024. Em termos nominais, que espelhama receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 5,5%. Foi o segundo mês seguidode queda nas vendas, segundo dados do Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Dois dos macrossetores do Varejo registraram retração: Bens Duráveis e Semiduráveis (-2,4%) e Serviços (-2,1%). No caso de Bens Duráveis, o segmento com a maior baixa foi o deÓticas e Joalherias. Já no macrossetor de Serviços, o setor de Bares e Restaurantesapresentou a queda mais significativa. O resultado do Varejo só não foi mais negativoporque o macrossetor de Bens Não Duráveis cresceu 1,1%, puxado principalmente pelodesempenho de Drogarias e Farmácias.
Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a inflação podeexplicar, em parte, a queda do Varejo em janeiro. Alimentação fora de casa, combustíveise passagens aéreas, por exemplo, registraram aumentos de preços, o que pode ter desestimulado ascompras, afirma o executivo. Segmentos presenteáveis, como Óticas eJoalherias, também apresentaram retrações nas vendas, que podem ter sido consequência daantecipação de compras nos períodos da Black Friday e Natal, diz Alves.
E-COMMERCE E VENDAS PRESENCIAIS
Em janeiro, o e-commerce cresceu 5,6% em termos nominais. As vendas presenciaissubiram 5,5% em termos nominais em relação ao mesmo mês de 2024.
INFLAÇÃO
O Indice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE,registrou alta de 0,11% para o mês de janeiro. Segundo o instituto, o principal impacto dealta vem dos grupos de alimentação, transportes e passagens aéreas.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejoampliado acumulada em 12 meses em janeiro foi de 5,8%.
REGIÕES
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cadaregião em relação a janeiro de 2024 foram: Sul (+1,4%), Sudeste (0,0%), Nordeste (-2,3%),Centro-Oeste (-2,9%) e Norte (-3,3%).
Pelo ICVA nominal que não considera o desconto da inflação e com ajuste decalendário, os resultados de cada região foram: Sul (+6,4%), Sudeste (+6,1%), Centro Oeste(+3,9%), Norte (+3,5%) e Nordeste (+3,4%).
SOBRE O ICVA
O Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejobrasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desdepequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral doindicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo deoferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir deinformações reais.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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