Vibra e Svitzer realizam primeiro teste com biodiesel em rebocadores portuários no Brasil

Uma image de notas de 20 reais

Porto Alegre, 6 de março de 2025 – A Vibra, maior distribuidora de combustível e plataformamultienergia do país, e a Svitzer, empresa líder mundial em serviços de rebocadores e desde 2015comprometida com a transformação sustentável das operações no Brasil, dão um passosignificativo em seus compromissos com a descarbonização das operações marítimas. Após mais dedois anos de estudos e alinhamentos conjuntos, as empresas iniciaram ainda no mês de fevereiro aoperação do primeiro projeto piloto para utilização de óleo diesel marítimo (ODM) com adiçãode elevados teores de biodiesel no país, que envolverá o uso de até 20% de biodiesel, em Santos,São Paulo.

A Vibra recebeu autorização especial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural eBiocombustíveis (ANP) para comercializar diesel marítimo com até 30% de biodiesel. Com isso, aVibra, além de ser pioneira no fornecimento de óleo diesel marítimo com adição de biodiesel noBrasil, é a primeira distribuidora a fornecer esse combustível com certificação ISCC EU noBrasil.

Na Vibra, acreditamos que a inovação e a sustentabilidade são pilares fundamentais para ofuturo da energia. Esta parceria com a Svitzer representa um marco importante não apenas para osetor marítimo, mas para toda a cadeia logística brasileira. Ao fornecer diesel marítimo combiodiesel e garantir a certificação ISCC EU, reforçamos nosso compromisso com a descarbonizaçãoe com a oferta de soluções energéticas mais limpas e eficientes. Estamos orgulhosos de serpioneiros nessa jornada e de contribuir para um futuro mais sustentável, alinhado às demandasglobais e às necessidades dos nossos clientes, afirma Juliano Prado, vice-presidente executivo deComercial B2B.

De acordo com Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil, o projeto é um marco significativoe a empresa se torna a primeira do seu segmento a testar o biodiesel em rebocadores portuários nopaís, A parceria superou com sucesso vários desafios, e aumenta a nossa expectativa em acelerar osnossos objetivos e metas, como reduzir em 50% a intensidade de CO2 de sua frota internacional, até2030, e até 2040, as operações globais da companhia sejam neutras em carbono. Como próximospassos vamos confirmar a viabilidade técnica do uso de biocombustíveis nos rebocadores edeterminar a porcentagem ideal de biocombustível a ser utilizada. Nossa intenção é que em breveo percentual de biodiesel utilizado suba para até 30%. É um passo decisivo para que possamosoferecer soluções para clientes que buscam descarbonizar todos os elos de sua cadeia logística. Anossa meta é contribuir de forma significativa para um futuro mais sustentável, alinhando asoperações da Svitzer com as exigências ambientais globais, por isso buscamos parceiros quequeiram inovar e nos ajudar nessa jornada, explica o presidente de Svitzer no Brasil.

Descarbonização no setor de rebocadores

O projeto piloto da Svitzer, em parceria com a Vibra, é parte de uma série de iniciativas quebuscam liderar o setor para um futuro mais sustentável e atender às crescentes demandas porsoluções de transporte marítimo mais limpas. A companhia iniciou o ano de 2025 avançando emparcerias e soluções de eletrificação em portos nacionais, como Paranaguá e Salvador. Hátambém outros portos com soluções semelhantes já em operação em Santos e Suape, que tambémpossui a participação da empresa.

O uso de biocombustíveis no setor marítimo no Brasil ainda está em fase inicial, e convidamostodos os clientes e demais partes interessadas a se unirem a nós nesse esforço para avançar nessetema. Nenhuma empresa pode fazer isso sozinha, e estamos abertos a trabalhar com toda a comunidadeportuária para impulsionar o progresso, complementa Cohen. Em outros países, as operações daSvitzer já adotaram o uso de biocombustíveis e soluções inovadoras em mercados como o ReinoUnido e Dinamarca, onde o uso de HVO (óleo vegetal hidrogenado) já está em operação.

Trata-se de uma tendência por descarbonização no setor marítimo que deve aumentar nospróximos anos, pois todo o segmento busca soluções para atender suas metas de descarbonizaçãodas operações. A Vibra irá atender as necessidades da Svitzer fornecendo as misturas comdiferentes teores de biodiesel. Inicialmente, os fornecimentos terão baixos teores de biodiesel namistura, realizando o incremento gradualmente.

As informações partem de assessoria de imprensa.

Revisão: Sara Lane – sara.silva@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo