Villeroy afirma que tarifas de Trump terão efeitos negativos na economia

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 12 de fevereiro de 2025 – O presidente do Banco da França, François Villeroy deGalhau, reafirmou que as políticas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,provavelmente terão um impacto negativo na economia. Em entrevista à rádio France Culture, eledestacou que o protecionismo pode parecer atraente a curto prazo, mas, no longo prazo, é umaestratégia perdedora. Como membro do Banco Central Europeu (BCE), Villeroy expressou preocupaçãocom os efeitos dessas políticas no comércio global e no crescimento econômico.

Apesar desse cenário internacional desafiador, Villeroy afirmou que a França provavelmenteevitará uma recessão em 2025. Segundo ele, a economia francesa mantém uma trajetória decrescimento, ainda que modesto. O Banco da França divulgou na terça-feira que o país deve crescerentre 0,1% e 0,2% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com os três meses anteriores.

A declaração de Villeroy reforça a visão de que políticas protecionistas podem trazerdificuldades para a economia global. No entanto, ele se mantém otimista em relação ao desempenhoda França, destacando que o país ainda apresenta sinais de crescimento, mesmo diante dasincertezas econômicas causadas pelas medidas comerciais adotadas pelos Estados Unidos.

Com informações da Reuters.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo