Vulcão entra em erupção e gera terremoto na Islândia

Uma image de notas de 20 reais

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um novo vulcão entrou em erupção na Islândia na noite desta quinta-feira (22), em meio a uma série de erupções a atingir a região nos últimos meses.

O evento começou por volta das 21h do horário local em Sundhnukar, na península de Reykjanes. Essa é a sexta vez desde dezembro de 2023, informou Bjarni Benediktsson, primeiro-ministro do país.

Imagens feitas mostraram a lava por uma longa fissura de 4 km. A fumaça iluminava o céu enquanto o fogo se estendia pela cratera Sundhnúkur. Pouco tempo depois, se abriu uma segunda fissura, com cerca de 1 km.

A atividade vulcânica iniciou após uma onda de fortes terremotos. Um hora depois da erupção vulcânica, um terremoto de magnitude 4 na escala Richter foi detectado em Stóra-Skógsfell, segundo o IMO (Escritório Meteorológico da Islândia).

Estradas foram fechadas e ninguém ficou ferido, disse a polícia. A maior preocupação das autoridades era de que o fenômeno pudesse atingir uma cidade vizinha, Grindavík, que tem cerca de 3,8 mil habitantes. Os moradores de lá já tiveram suas propriedades danificadas em eventos passados e precisaram se mudar.

Nesta sexta-feira (23), órgão informou que o vigor do vulcão diminuiu significativamente. De acordo com a mídia local, equipes de emergência monitorarão de perto como a erupção de desenvolverá nas próximas horas e dias.

Voltar ao topo