SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Renault e a parceira chinesa Geely anunciaram nesta terça-feira (18) investimento de R$ 3,8 bilhões no complexo fabril do grupo francês em São José dos Pinhais (PR).
Os recursos serão usados para produção de uma nova plataforma de veículos eletrificados da Geely (GEA), que dará origem a dois modelos que serão produzidos no segundo semestre de 2026.
Na Renault, os recursos serão usados em renovação de um veículo que será lançado no segundo semestre do próximo ano, cujo nome não foi revelado, e na produção de uma plataforma eletrificada, que dará origem a um novo modelo da marca francesa a ser lançado em 2027, afirmaram as empresas em comunicado à imprensa.
O Grupo Renault e a Geely, que já são parceiros em outras empresas, pretendem, assim, “acelerar o desenvolvimento” de sua marca no Brasil, “aliando suas forças industriais, tecnológicas e comerciais”, detalhou o comunicado.
O anúncio do investimento após acordo das montadoras neste mês em que a Geely assumiu participação de 26,4% na Renault do Brasil.
Os dois grupos já são parceiros na empresa Horse Powertrain, em operação desde 2024, que produz motores para veículos de combustão e híbridos. A Geely também adquiriu 34% da filial sul-coreana da Renault, Renault Korea, em 2022.
Segundo a Renault, a participação dela no mercado do Brasil é de 5% e o objetivo é dobrar o número em um prazo de cinco anos.
O grupo francês indicou em julho que “priorizará” a América do Sul e a Índia para seu desenvolvimento no cenário internacional.