Porto Alegre, 19 de novembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta quarta-feira em queda predominante, com exceção da bolsa de Xangai, queencerrou no território positivo.
As preocupações em torno do resultado trimestral da gigante de chips Nvidia, que serádivulgado hoje após o fechamento do mercado em NY, segue no radar. Os dados da empresa poderãoindicar se há ou não realmente uma avaliação superestimada do mundo tech e particularmente dainteligência artificial.
De acordo com a Agência Reuters, o índice Nasdaq, com forte peso de tecnologia, caiu 1,2% navéspera, registrando o segundo dia consecutivo de perdas. A preocupação com as avaliações jáderrubou o índice para mais de 6% abaixo do recorde alcançado no final de outubro.
A Nvidia, que vende as unidades de processamento gráfico (GPUs) que sustentam a inteligênciaartificial, tem estado no centro de um rali que levou as bolsas globais a máximas históricas eimpulsionou ações com qualquer ligação com IA.
A empresa divulga resultados após o fechamento do mercado nos EUA e deve apresentar um salto de56% em sua receita do trimestre fiscal de agosto a outubro, para US$ 54,92 bilhões, segundo dadosda LSEG.
Parece que o preço das ações da Nvidia foi ajustado para a perfeição, então a demanda porGPUs precisa continuar crescendo fortemente por muitos anos para que a ação permaneça em alta,disse Wong Kok Hoi, fundador e CEO da APS Asset Management em Cingapura.
No Japão, a preocupação com os planos crescentes de gastos públicos tem pressionado ostítulos de longo prazo, levando os rendimentos a máximas históricas.
Um leilão de títulos de 20 anos atraiu boa demanda nesta quarta-feira, embora os rendimentosde 10 anos tenham subido para 1,781%, o maior nível em 17 anos.
Também existe uma preocupação, nos mercados asiáticos, sobre dúvidas a respeito de um novocorte de juros pelos Estados Unidos em dezembro. Os investidores temem que a queda na aprovação dopresidente Donald Trump possa estimular gastos fiscais e possivelmente pressionar a inflação.
Isso, conforme a Agência Reuters, tem contido os títulos do Tesouro americano, apesar do humormais negativo dos mercados. O rendimento do Treasury de 10 anos permanecia estável em 4,12%.
Os mercados precificam cerca de 42% de probabilidade de um corte de 25 pontos-base pelo FederalReserve em dezembro, algo que era considerado quase certo um mês antes.
Se, e é um se, o crescimento desacelerar, será possível haver tanto apoio fiscal quanto houvedurante a pandemia ou a crise financeira global, considerando que a situação fiscal dos governosestá significativamente pior agora?, disse Rob Subbaraman, economista-chefe do Nomura.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,34%; 48.537,70 pontosHang Seng (Hong Kong): -0,38%; 25.830,65 pontosXangai Composto (Xangai): +0,18%; 3.946,74 pontosKospi (Seul): -0,61%; 3.929,51 pontos.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA