Ibaneis Rocha recua e indica ex-presidente da Caixa para o comando do BRB

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, voltou atrás na indicação de Celso Eloi à presidência do BRB (Banco de Brasília) e anunciou nesta quarta-feira (19) o nome do ex-presidente da Caixa Nelson Souza para o cargo.

Souza irá substituir Paulo Henrique Costa, afastado da presidência do BRB por 60 dias nesta terça (18) por ordem judicial no âmbito da Operação Compliance Zero, que culminou na liquidação do Banco Master e na prisão do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Como o Governo do Distrito Federal é o principal acionista do BRB, o nome de Souza ainda precisa ser sabatinado e confirmado pela CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal). Segundo o GDF, Souza encaminhará nesta quarta os documentos necessários ao Banco Central.

“A escolha do ex-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) para o cargo tem caráter técnico -nome respeitado no setor financeiro e bancário, o novo dirigente tem mais de 45 anos de experiência na área”, afirmou o governo Ibaneis em nota.

Ligado ao centrão, Nelson foi presidente da Caixa entre 2018 e 2019 durante o governo Michel Temer (MDB). Desde o ano passado, ele é vice-presidente da Elo Cartões por indicação da gestão atual da Caixa, de Carlos Vieira.

Nelson foi presidente do Conselho de Administração do BRB em 2020, durante o governo Ibaneis. De 2021 a 2024, ele foi presidente da Brasilcap Capitalização S.A. O executivo também presidiu o BNB (Banco do Nordeste) entre 2014 e 2015.

A operação da Polícia Federal contra o Master e o BRB colocou no colo do governador de Ibaneis o que deputados federais e do Distrito Federal consideram ser a crise mais dura desde o começo do governo, sete anos atrás.

Parlamentares avaliam que Ibaneis também contratou para si o que pode ser a primeira grande CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) desde os ataques golpistas de 8 de Janeiro -e também a única de peso exclusivamente contra a administração local.

Voltar ao topo