Incerteza sobre retorno de investimentos em empresas de IA derruba bolsas; semana é negativa

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

Porto Alegre, 21 de novembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta sexta-feira em forte queda, em meio ao sentimento de aversão ao risco comrelação aos investimentos em tecnologia. Também houve uma forte retração nos índices noacumulado da semana. Há uma forte incerteza quanto aos retornos de investimentos fortes feitos emempresas de inteligência artificial, o que também levou a desempenho negativo das ações de chipsdos EUA na noite anterior.

Dados mistos divulgados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos também trouxeincertezas, uma vez que há dúvidas se o Federal Reserve, o banco central do país, cortaránovamente as taxas de juros em dezembro.

A economia dos EUA criou 119 mil empregos em setembro, segundo dados divulgados nestaquinta-feira (20), após um atraso de sete semanas devido à paralisação de 43 dias do governonorte-americano que foi encerrada na última quinta (13). As informações são da CNN.

Isso representa uma recuperação expressiva em relação a agosto, quando 4 mil empregos foramperdidos, de acordo com novos dados do Departamento de Estatísticas do Trabalho. A taxa dedesemprego em setembro subiu para 4,4% (o nível mais alto em quase quatro anos), ante 4,3% deagosto.

A divulgação do payroll mais forte do que o esperado para setembro afetou o sentimento domercado, uma vez que os investidores reduziram ainda mais a probabilidade de um corte de 0,25 pontopercentual nos juros no próximo mês. Isso anulou a confiança anterior, que havia sido gerada peloresultado do terceiro trimestre da Nvidia.

Houve quedas expressivas de 5,8% e de 8,8% nos papeis da Samsung Electronics e da SK Hynix naBolsa de Seul, que são consideradas as duas maiores fabricantes de chips de memória do mundo, oque contribui para forte queda no índice Kospi.

No Japão, a liquidação de ações de tecnologia foi agravada pela renovada volatilidade doiene, o que afetou os exportadores em razão da incerteza cambial.

Os investidores também repercutiram o resultado da inflação do Japão em outubro, que subiu3,0% em outubro em base anual, de acordo com informações do departamento de estatísticas dopaís. Em base mensal, o índice subiu 0,7%, ante a queda de 0,1% observada em setembro.

Já na China, os investidores a divulgação da taxa de juros. A China deixou inalteradas astaxas de juros de referência para empréstimos pelo quarto mês consecutivo em setembro, em linhacom as expectativas do mercado, após a decisão do banco central de manter a principal taxa dejuros na semana passada. As informações são da CNN.

As fixações constantes da LPR (taxa primária de empréstimos) refletem a abordagem cautelosadas autoridades em relação ao afrouxamento monetário em meio à diminuição das tensõescomerciais entre a China e os Estados Unidos, à resiliência das exportações e à recenterecuperação do mercado de ações, apesar dos sinais de desaceleração doméstica e deafrouxamento monetário pelo Federal Reserve.

A LPR de um ano foi mantida em 3% nesta segunda-feira, enquanto a LPR de cinco anos permaneceuem 3,5%.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -2,40%; 48.625,88 pontosHang Seng (Hong Kong): -2,38%; 25.220,02 pontosXangai Composto (Xangai): -2,45%; 3.834,89 pontosKospi (Seul): -3,79%; 3.853,26 pontos.

Confira abaixo a variação dos índices asiáticos na semana:

Nikkei 225 (Tóquio): -4,16%Hang Seng (Hong Kong): -5,08%Xangai Composto (Xangai): -3,89%Kospi (Seul): -3,94%.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo