Porto Alegre, 21 de novembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo seguem emqueda enquanto os Estados Unidos pressionam por um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
Segundo reporte da Reuters, o acordo de paz entre Rússia e Ucrânia poderia aumentar a ofertaglobal e a incerteza sobre as taxas de juros restringia o apetite dos investidores por risco.
A Reuters informou que o sentimento do mercado se tornou pessimista à medida que Washingtonpressionava por um plano de paz entre a Ucrânia e a Rússia para pôr fim à guerra de três anos,enquanto as sanções contra a produtora de petróleo russa Rosneft e Lukoil.
Qualquer movimento em direção a uma negociação de paz poderia levar o Presidente Trump aadiar as sanções, o que, do ponto de vista da oferta e da procura, poderia ser do interesse donosso aliado, visto que o fornecimento de gasóleo e óleo combustível na Europa está extremamenteescasso, apontou Phil Flynn, autor do The Energy Report.
Contudo, um acordo de paz pode estar longe de ser alcançado.
“Um acordo está longe de ser certo”, disseram analistas do ANZ em nota aos clientes,acrescentando que Kiev rejeitou repetidamente as exigências da Rússia como inaceitáveis.
A valorização do dólar também pressiona os preços do petróleo, com a moeda a caminho deregistrar sua melhor semana em mais de um mês, devido às expectativas dos investidores de que oFederal Reserve (Fed) dos EUA provavelmente não cortará as taxas de juros no próximo mês.
Há pouco, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para janeirocaia 2%, cotado a US$ 57,83 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE,com entrega para janeiro recuava 1,62%, cotado a US$ 62,33 o barril.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA