Porto Alegre, 27 de novembro de 2025 – A inflação ao consumidor em Tóquio permaneceu inalteradaem novembro, enquanto preços de alimentos continuaram altos por toda a capital.
Segundo números preliminares divulgados pelo Ministério do Interior e Telecomunicações do Japãona sexta-feira, o índice de preços ao consumidor em Tóquio, excluindo preços de alimentosperecíveis, aumentou 2,8% em relação ao mesmo período no ano anterior. Esta foi a mesmaporcentagem de aumento registrada em outubro.
Preços de alimentos continuam subindo, registrando um aumento de 6,5% em relação a novembro de2024. Os preços do arroz subiram 37,9%, os dos grãos de café 63,4%, o chocolate subiu 32,5% e osbolinhos de arroz, ou onigiri, subiram 17,3%.As contas de eletricidade também aumentaram depois que subsídios do governo central foraminterrompidos em setembro.Já os preços dos ovos em novembro foram os mais altos já registrados desde que tais dados setornaram disponíveis em 1993.
Segundo um grupo do setor, em novembro, o preço médio de referência de ovos de tamanho médio noatacado em Tóquio foi de 340 ienes, cerca de 2 dólares, por quilo.O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão atribui os preços mais altos aosefeitos de um surto de gripe aviária ocorrido neste ano.
As informações são da NHK World.
Revisão: Rodrigo Ramos – rodrigo@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA