Porto Alegre, 3 de dezembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emalta na manhã desta quarta-feira, após a Rússia afirmar que as negociações com os EstadosUnidos em Moscou não atingiram um consenso sobre um acordo de paz na Ucrânia, que poderia aliviaras sanções ao setor petrolífero, informou o boletim diário da Reuters.
“Os mercados de petróleo e os mercados de previsão não parecem precificar uma grandeprobabilidade de um acordo de paz em curto prazo e da remoção das sanções ao petróleo russo”,disseram analistas do Goldman Sachs em nota.
Após cinco horas de reunião, as autoridades americanas de o presidente da Rússia, VladimirPutin, não conseguiram chegar a um acordo.
Os mercados de petróleo aguardam o resultado das negociações para verificar se um acordopoderá levar à remoção das sanções contra empresas russas, incluindo a grande petrolíferaRosnefte Lukoil. Isso liberaria o fornecimento restrito de petróleo.
Putin afirmou na terça-feira que as potências europeias estão dificultando as tentativas dosEUA de pôr fim à guerra, apresentando propostas que sabiam ser “absolutamente inaceitáveis” paraMoscou.
Por volta de 9h04 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para janeiro subia 1,26%, cotado a US$ 59,38 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para fevereiro avançava 1,07%, cotado a US$ 63,12 obarril.
Sara Lane – sara.silva@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA