São Paulo, 4 de dezembro de 2025 – O presidente Donald Trump afirmou que restringiu sua busca pelopróximo presidente do Federal Reserve a um único candidato, e praticamente todos os sinais apontampara seu antigo assessor econômico, Kevin Hassett, como sendo essa pessoa. As informações fazemparte de matéria veiculada pela agência Dow Jones.
A atenção em Wall Street e em Washington já se voltou para como Hassett, frequentemente vistocomo o economista lealista de Trump, conduzirá a política monetária.
A indicação de Hassett marcaria um grande passo para cumprir as ambições de Trump em relaçãoao banco central. O presidente há muito argumenta que o atual presidente Jerome Powell manteve osjuros altos demais e foi lento demais para afrouxar as condições financeiras.
Os mercados já vêm digerindo a possibilidade de um novo presidente, e, embora de forma contida, areação geral tem sido positiva.
A mudança ocorre em um momento de transição para o Fed. Trump pode em breve assegurar uma maioriano conselho de governadores, composto por sete membros, dando à administração mais influênciasobre a política monetária. A indicação vem após a tentativa de Trump de remover a diretoraLisa Cook, que foi suspensa pela Suprema Corte até uma audiência em janeiro. Tudo isso aumentou aspreocupações sobre a independência do Fed, e a ascensão de Hassett trará ainda maisquestionamentos especialmente por parte de bancos centrais estrangeiros e investidores globais àmedida que se ajustam a um ambiente mais imprevisível.
Copyright 2025 – Grupo CMA