Porto Alegre, 4 de dezembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticosfecharam o pregão desta quinta-feira em direções opostas. Na China houve novas perdas, a terceiraseguida na semana, diante da expectativa dos investidores em torno de definições sobre a políticaeconômica.
Segundo expectativas do mercado, conforme a Agência Reuters, a China deve manter sua atual metade crescimento econômico anual de cerca de 5% em 2026 enquanto os líderes se reunirem em brevepara traçar o curso econômico para o próximo ano, meta que exigiria que as autoridades mantenhamas torneiras fiscais e monetárias abertas, na tentativa de acabar com um período de deflação.
Já no Japão houve ganhos, que foram puxados pela valorização nos papeis de empresas detecnologia robótica e semicondutores. Também contribuiu para a valorização do índice Nikkei aforte demanda por títulos longos do Japão, em meio a preocupação com o quadro fiscal.
Conforme a Swissquote, a venda de títulos do governo de 30 anos atraiu a maior demanda desde2019, com a taxa de juros atual em seu maior nível em várias décadas. Mas após o leilão, astaxas cederam.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi voltou a registrar perdas. O índice Hang Seng, de Hong Kong,contudo, reagiu frente às perdas de ontem e encerrou a quarta sessão da semana no territóriopositivo.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +2,33%; 51.028,42 pontosHang Seng (Hong Kong): +0,68%; 25.935,90 pontosXangai Composto (Xangai): -0,06%; 3.875,79 pontosKospi (Seul): -0,19%; 4.028,51 pontos.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA