Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

Porto Alegre, 12 de dezembro de 2025 – A Santos Brasil dá início a mais uma etapa do projeto deampliação do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul, com adesativação e demolição do seu prédio administrativo e começo da construção de uma nova sedepara o terminal, mais moderna e sustentável.

A edificação atual ocupa uma área de 4 mil m2 e se localiza bem no centro do pátio do terminal.Esse espaço, após as obras, será incorporado ao pátio de contêineres, ampliando a capacidade dearmazenamento do Tecon Santos. Serão incrementados cerca de 137 mil TEUs (unidade equivalente a 20pés)/ano na capacidade dinâmica do terminal, contribuindo para que a Companhia alcance seuobjetivo de chegar aos 3 milhões de TEUs de capacidade até o final de 2026.

A nova construção ficará ao lado da portaria terrestre, terá cinco andares, cerca de 1,2 mil m2de área e capacidade para abrigar até 450 funcionários.

A sede nova receberá investimentos de cerca de R$ 72 milhões e sua inauguração está previstapara o segundo semestre de 2027. O projeto está alinhado ao Plano de Transição Climática daCompanhia, que tem como meta se tornar net zero até 2040. Terá elementos que atendem aosrequisitos da certificação LEED (sistema global de classificação ambientalmente sustentávelpara edifícios) como o uso de materiais sustentáveis, a exemplo da estrutura de aço leve, brisêsmetálicos e vidros de controle solar para maior eficiência energética. Contará ainda comterraços verdes e átrio central integrados a elementos da natureza, aumento da área permeável,sistema hidráulico e sanitário mais eficientes, além de integração com o estacionamento debicicletas.

Equipamentos

Além das obras civis, o ano de 2026 também será marcado pela chegada de dois portêineres(guindastes de cais) e oito RGTs (guindastes de pátio) elétricos. Os equipamentos foram adquiridospela Santos Brasil neste ano, já embarcaram da China rumo ao Brasil e devem aportar no Tecon Santosem janeiro. São fabricados pela chinesa ZPMC e envolveram investimentos da ordem de R$ 300milhões.

Os novos portêineres contam com a tecnologia TPS (Truck Position System), um sistema deposicionamento de carretas que define de forma precisa o local de parada dos veículos para asmovimentações de embarque e descarga – já presente nas quatro últimas unidades recebidas peloterminal -, mas com um diferencial: também poderão ser operados remotamente, ou seja, osoperadores deixarão o alto da cabine do equipamento para trabalhar à distância no centro deoperações do prédio administrativo, assim como já acontece com os RTGs.

Cada portêiner tem 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança,além de capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo, comaté 100 toneladas de carga.

Os novos RTGs se somarão às oito unidades elétricas já existentes. São modelos de últimageração, que permitem a operação remota, iniciada no terminal no final de 2024, de formapioneira no País. Outros 30 RTGs elétricos serão adquiridos nos próximos anos, em substituiçãoaos modelos a diesel. A iniciativa, que garante mais segurança e ergonomia aos operadores, permitea redução de emissão de cerca de 20 toneladas de CO ao mês por equipamento. A alteração totalda frota evitará que sejam lançadas na atmosfera 713 toneladas de CO por mês, resultando em umaredução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal.

O projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos teve início em 2019 e, até 2031, serãoinvestidos cerca de R$ 3 bilhões (valores atualizados), dos quais R$ 2 bilhões já foramempregados.

As informações partem de assessoria de imprensa

Fabio Rubenich – fabio@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo