Ações caem, com queda do setor de defesa, expectativa por payroll nos EUA e reunião do BCE

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 16 de dezembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu operammajoritariamente em queda na manhã desta terça-feira, sob efeito do mau desempenho das empresas dosetor de defesa europeias, e a expectativa em torno da divulgação do payroll nos EUA e a reuniãodo Banco Central Europeu (BCE).

As ações do setor de defesa europeu caem por conta do anúncio das autoridades americanas deoferecer garantias de segurança semelhantes às da Organização do Tratado do Atlântico Norte(Otan) para a Ucrânia, nas negociações do acordo de paz para encerrar a guerra com a Rússia.

“Acho que estamos mais próximos agora do que nunca”, disse o presidente dos EUA, Donald Trump,embora as disputas territoriais continuem sendo a principal questão a ser resolvida com a Rússia,que ainda não se pronunciou.

Ações da fabricante alemã de tanques Rheinmetall, a Saab da Suécia e Leonardo da Itáliaestiveram entre as maiores quedas no índice de referência europeu STOXX 600, embora as quedas, quevariaram de 4% a 6%, tenham sido relativamente contidas, já que os investidores procuraramaproveitar a baixa para comprar em um setor com fortes perspectivas de crescimento.

O analista Frank Sohlleder, da corretora ActivTrades, falando sobre a Rheinmetall, disse que ofim da guerra na Ucrânia “poderia reduzir os pedidos de armas, colocando o grupo alemão sobpressão crescente em alto nível”.

O payroll de outubro e novembro dos EUA também está no foco dos investidores. O indicadorserá divulgado às 10h30 (horário de Brasília), e a expectativa é de criação de 50 mil vagasde trabalho em novembro.

“Ou você obtém números fortes, e a economia volta a acelerar. Ou você não obtém númerostão bons e, portanto, há expectativas de que o Federal Reserve corte ainda mais as taxas dejuros”, disse Kevin Thozet, membro do comitê de investimentos de Carmignac.

“É claro que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) está agorafirmemente em modo ‘dependente dos dados’, com a função de reação continuando a se inclinarquase inteiramente para apoiar um mercado de trabalho dos EUA em desaceleração”, afirma MichaelBrown, estrategista sênior da Pepperstone.

A reunião do BCE começará amanhã e irá até quinta-feira. A expectativa é que o bancomantenha as taxas de juros, mas há analistas que acreditam que possa haver aumentos em 2026.

“Os participantes do mercado têm discutido cada vez mais sobre possíveis aumentos nas taxas dejuros pelo BCE em 2026, e os potenciais comentários da presidente Christine Lagarde sobre o assuntoserão acompanhados de perto”, afirmou a State Street Investment Management. “Será crucial seLagarde abordará esse debate ou o contextualizará deliberadamente”, afirmou.

“Por enquanto, o BCE parece satisfeito em manter o rumo, buscando um delicado equilíbrio entreos riscos de crescimento e as pressões inflacionárias”, acreditam os analistas da MFS Investment.

O FTSE londrino também opera em queda, influenciados pelo mau desempenho das ações dasempresas do setor de defesa, como Rolls-Royce, BAE Systems e Babcock. Além disso, no caso do ReinoUnido, os dados de desemprego foram divulgados hoje mais cedo. Nos últimos três meses atéoutubro, a taxa subiu para 5,1%.

“O crescimento dos salários está desacelerando rapidamente, em um momento em que o mercado detrabalho mais amplo continua esfriando. O Reino Unido está se tornando menos um ponto fora da curvaem termos de inflação, e esperamos um corte de juros na quinta-feira e mais dois movimentos nopróximo ano”, diz James Smith, economista de mercados desenvolvidos da ING.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 9h42 (horário deBrasília):

FTSE-100 (Londres): -0,49%; 9.703,98 pontosDAX-30 (Frankfurt): -0,28%, 24.134,10 pontosCAC-40 (Paris): -0,08%, 8.118,21 pontosFTSE MIB (Milão): +0,23%; 44.217,75 pontosIBEX-35 (Madri): -0,25%, 16.999,30 pontosSMI-20 (Zurique): +0,37%; 13.085,31 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,40%, 8.115,33 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo