Ações encerram em alta, com decisões do BoE e BCE, e com CPI dos EUA abaixo do previsto

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 18 de dezembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeuencerraram o pregão desta quinta-feira em alta, sob efeito das decisões do Banco da Inglaterra(BoE), Banco Central Europeu (BCE) e com a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, dasigla em inglês) dos EUA abaixo do esperado.

“A decisão do BCE de manter as taxas de juro inalteradas não surpreende ninguém, e 2026deverá ser igualmente tranquilo, a menos que haja uma mudança significativa nas perspetivaseconómicas”, diz Richard Carter, chefe de pesquisa de renda fixa da Quilter Cheviot.

“A maioria dos economistas espera que as taxas de juros permaneçam inalteradas ao longo dopróximo ano, principalmente após Christine Lagarde ter reafirmado sua confiança de que apolítica monetária atual está bem posicionada. Embora um corte nas taxas não possa sertotalmente descartado caso a inflação continue surpreendendo positivamente, qualquer alteraçãodeverá ser mínima no futuro próximo”, acrescenta.

“Eles mantiveram as taxas inalteradas, como esperado. Acho que os moderados perderam adiscussão com o BCE elevando um pouco suas projeções de inflação. A última esperança dosmoderados para um corte era a previsão de que a inflação ficaria abaixo do esperado nos próximosanos. Isso não vai funcionar mais. Além disso, o BCE elevou suas projeções de crescimento, mesmocom os dados recentes das pesquisas sendo bastante decepcionantes”, diz Arne Petimezas, diretor depesquisa do AFS Group.

O CPI dos EUA de novembro subiu 0,2% em base mensal, abaixo das expectativas de alta de 0,3%. OCPI de outubro não será divulgado por conta do shutdown das atividades dos EUA no período. “Éprovável que haja algum ceticismo em relação aos números deste relatório, dado o tamanho dasurpresa negativa em relação às expectativas da comunidade de analistas e o impacto que aparalisação do governo teve na coleta dos dados. Assim, deve haver uma tendência de se aguardar oconteúdo do relatório de dezembro antes de realizar mudanças significativas nas projeções”,afirma James Knightley, economista chefe internacional da ING.

“A inflação ficou bem mais baixa do que o esperado em novembro. A inflação imobiliária, omaior componente do CPI, apresentou uma desaceleração considerável. Algumas pessoas podemdescartar este relatório por considerá-lo menos confiável do que o habitual, mas ignorá-lo épor sua conta e risco”, afirma Brian Jacobsen, economista chefe da Annex Wealth Management.

O FTSE londrino também fechou em alta, com a decisão de corte de juros em 0,25 pontopercentual do BoE. O banco reforçou o enfraquecimento do mercado de trabalho no seu comunicado.Luke Bartholomew, vice-economista-chefe da Aberdeen Investments, disse que esperava mais cortes.”Com a previsão de que a economia permanecerá fraca no próximo ano e com várias medidas norecente orçamento destinadas a reduzir a inflação geral, acreditamos que haverá mais cortes nastaxas de juros, com a taxa básica de juros eventualmente retornando a cerca de 3% no final dopróximo ano”, disse ele.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,65%; 9.837,77 pontosDAX-30 (Frankfurt): +1,00%, 24.199,50 pontosCAC-40 (Paris): +0,44%, 8.136,65 pontosFTSE MIB (Milão): +0,82%; 44.463,28 pontosIBEX-35 (Madri): +1,15%, 17.132,60 pontosSMI-20 (Zurique): +0,82%; 13.136,08 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,60%, 8.117,97 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo