Ações devem fechar em alta, com CPI de novembro abaixo do esperado; Treasuries caem

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 18 de dezembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem fechar o pregão desta quinta-feira em alta, com os investidores analisando os impactosdo índice de preços ao consumidor (CPI, da sigla em inglês) de novembro ter vindo abaixo doprevisto, o que pode indicar mais cortes de juros por parte do Federal Reserve (Fed, o banco centralnorte-americano).

Por conta do shutdown, os dados do CPI de outubro não serão publicados. Mesmo com osresultados de hoje, os investidores veem os dados com cautela. “O CPI de novembro foi muito menor doque o esperado. Isso provavelmente levantará questões sobre certos ajustes que os estatísticostiveram que fazer devido à falta dos dados de outubro”, disse Art Hogan, estrategista-chefe demercado da B. Riley Wealth. “No geral, este é um relatório positivo, que vem com uma ressalva”.

“Parece que a inflação caiu um pouco mais rápido do que se poderia esperar, então os dadosde dezembro podem reverter essa tendência”, disse Chris OKeefe, gestor de portfólio da LoganCapital Management. “Acho que nós, como investidores, estamos nos tornando um pouco mais receptivosao fato de que uma inflação de 2% simplesmente pode não ser alcançável no cenário atual, masveremos”.

Mas há analistas que veem os números de forma mais positiva. “Esses são bons números e,basicamente, o núcleo da inflação avançando para 2,6% em termos anuais é uma notícia realmentemuito boa, e vimos a inflação cheia em base anual cair para 2,7%. Portanto, isso é uma boanotícia para o Fed, uma boa notícia para os mercados, e isso deve começar a talvez indicar que oFed tende a ser mais generoso ao entrar no novo ano. Em outras palavras, esses números, se semantiverem, abrirão caminho não para um, mas possivelmente para dois cortes de juros em algummomento do primeiro trimestre de 2026”, diz Peter Cardillo, economista chefe de mercado da SpartanCapital.

O setor de inteligência artificial, que vem passando por quedas sucessivas, hoje foi negociadode forma positiva. A Micron teve alta de 11% após a empresa de semicondutores superar asestimativas de Wall Street em receita e lucro para o primeiro trimestre fiscal e apresentar umaforte previsão de receita para o período atual.

“O relatório da Micron indicou que os gastos serão enormes e continuarão sendo enormes pelospróximos 12 a 18 meses”, disse Chris OKeefe, gestor de portfólio da Logan Capital Management.”Haverá vencedores e perdedores nisso, e isso precisa ser definido, mas se você acompanhar osresultados financeiros, eu não desistiria do investimento em IA. Acho que algumas dessas açõestêm um enorme potencial de valorização, considerando as quedas recentes”.

Os Treasuries caem, na esteira do CPI de novembro.”São apenas dados de um mês, e distorçõesnão podem ser descartadas, mas a forte queda na inflação anual deixa o Fed com poucas desculpaspara não responder ao aumento do desemprego”, disse Seema Shah, estrategista-chefe global daPrincipal Asset Management.

Perto do fechamento, às 15h43 (horário de Brasília), o Dow Jones subia 0,59%, a 48.161,94pontos; o Nasdaq avançava 1,89%, a 23.121,18 pontos, e o S&P 500 tinha alta de 1,20%, a 6.802,65pontos.

Os juros das notas do Tesouro de 10 anos operavam em 4,12%. Enquanto isso, os juros das notaspara 2 anos em 3,47%.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo