São Paulo, 22 de dezembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo devem fecharem alta nesta segunda-feira, com os investidores analisando os impactos do bloqueio, feito pelosEUA, a navios petroleiros que entram e saem da Venezuela.
De acordo com o LSEG, os navios petroleiros que estão na costa da Venezuela transportampetróleo apenas entre portos locais. Ainda segundo a instituição, alguns navios-tanque que seaproximavam da costa venezuelana mudaram de rumo ou pararam até receberem instruções de seusproprietários.
“Os participantes do mercado veem um risco de interrupção nas exportações de petróleovenezuelanas devido ao embargo dos EUA, risco esse que haviam minimizado anteriormente”, afirma oanalista da UBS, Giovanni Staunovo.
“Os carregamentos venezuelanos na semana passada parecem ter caído 200.000 barris por dia”, dizScott Shelton, da TP ICAP, citando dados da Kpler. Isso é “significativo para a Venezuela, poisrepresenta uma queda de 25%, mas não para os mercados internacionais. No geral, o mercado pareceter ‘bastante de tudo’, mesmo com os múltiplos países e navios sancionados”, acrescenta.
“O mercado está se dando conta de que o governo de Donald Trump está adotando uma posturaintransigente em relação ao comércio de petróleo venezuelano”, disse June Goh, analista sêniordo mercado de petróleo da Sparta Commodities.
O petróleo bruto venezuelano representa cerca de 1% da oferta global. “Os preços do petróleoforam, portanto, sustentados por essas notícias geopolíticas, juntamente com as tensões latentesentre Rússia e Ucrânia em um mercado que, de outra forma, estaria fundamentalmente muitopessimista”, disse Goh.
Há também influência de ataques de drones ucranianos contra navios russos em um porto do MarNegro. “Esperamos uma consolidação adicional esta semana em meio à redução dos volumes denegócios durante o período de festas e à persistência do impasse entre a deterioração dosfundamentos do petróleo e a necessidade de manter algum prêmio de risco geopolítico relacionadoà Ucrânia e Rússia e à Venezuela”, afirmaram os analistas da Ritterbusch and Associates.
Sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia, na semana anterior, as conversas entre o enviadoespecial dos EUA, Steve Witkoff, com autoridades americanas, europeias e ucranianas na Flórida, seconcentraram no alinhamento de posições.
No entanto, Yuri Ushakov, principal assessor de política externa do presidente russo VladimirPutin afirmou que as mudanças feitas pelos europeus e pela Ucrânia às propostas dos EUA nãomelhoraram as perspectivas de paz.
Perto do fechamento, às 15h23, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex comentrega para janeiro subia 2,47%, cotado a US$ 57,92 o barril. Já o preço do contrato do Brentnegociado na plataforma ICE, com entrega para fevereiro avançava 2,48%, cotado a US$ 61,97 obarril.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2024 – Grupo CMA