São Paulo, 2 de janeiro de 2026 – A Cosan informou que, em 30 de dezembro, os bancos Bradesco BBI eBTG Pactual adquiriram, em iguais proporções, ações preferenciais de emissão da Cosan Dez, pelomontante total de R$ 4 bilhões, as quais correspondem, em termos de equity value, a aproximadamente23% do capital social total da Cosan Dez e conferem, em conjunto, direitos políticos equivalentes a9,98% do capital votante. A Cosan Dez é o veículo que detém as ações de emissão da Compassdetidas pela companhia.
A operação representa uma renegociação das condições financeiras da estrutura celebrada entrea companhia e o Bradesco BBI em 2022. Em relação às condições acordadas no âmbito daoperação, a companhia outorgou ao Bradesco BBI e ao BTG Pactual um direito de venda sobre asações de emissão da Cosan Dez detidas por tais investidores, exercível em uma ou maisoportunidades, de forma escalonada, a partir dos 5º, 6º e 7º aniversários da celebração daoperação, o que permitiu a companhia reduzir o custo financeiro associado à transação anterior.Além disso, a operação segue a contínua estratégia de otimização de passivos pós recentecapitalização.
Com o fechamento da Operação, a estrutura societária da Cosan Dez e da Compass passa a ser aseguinte: Cosan 90,02%; Bradesco BBI 4,99% e BTG Pactual 4,99%, com a Cosan 10 detendo 88% daCompass e demais acionistas 12%.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA