São Paulo, 13 de janeiro de 2026 – Os principais índices do mercado de ações europeuencerram o pregão desta terça-feira em campo misto, com os investidores pesando váriosacontecimentos simultâneos, como as tensões no Irã, a pressão sobre o presidente do Fed, JeromePowell, e a divulgação do índice de preços ao consumidor dos EUA.
No caso do Irã, ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai impor uma tarifa de25% a países que fazem negócios com o Irã. Hoje mais cedo, em uma publicação na rede socialTruth Social, Trump afirmou que ‘ajuda está a caminho’ para o país persa.
“Ainda não se sabe se as tarifas de Trump são aplicáveis”, disse Xu Tianchen, analista daEconomist Intelligence Unit. “No ano passado, ele anunciou tarifas relacionadas ao comércio’ilícito’ de petróleo russo, mas a implementação dessas tarifas foi irregular. Trump também éo tipo de pessoa que gosta de intimidar os mais fracos”, afirma Xu. “Ele deveria controlar suasações para evitar que essas tarifas se transformem em um confronto direto com a China”.
Outro ponto que pesa nas negociações é a presssão de Trump sobre Powell. O presidente do Fedafirmou no domingo que a investigação era mais uma tentativa de Trump de influenciar a políticamonetária do banco central e que ele não cederia à pressão. Seu mandato como presidente terminaem maio. Trump renovou seus ataques ao presidente do Fed na terça-feira, dizendo que Powell era”incompetente” ou “desonesto”. Um manifesto assinado por banqueiros centrais de vários países foipublicado hoje, em apoio a Powell.
“Na realidade, todos sabemos que isso não tem nada a ver com obras, e é simplesmente oepisódio mais recente da disputa em curso entre Trump e Powell, com o governo Trump lançandoprocessos judiciais na tentativa de pressionar o Fed a lhes dar o que querem – ou seja, juros maisbaixos”, afirma Michael Brown, estrategista sênior da Pepperstone.
O CPI dos EUA de dezembro veio exatamente dentro do esperado, com alta de 0,3% em base mensal e2,7% em base anual. “A persistência inflacionária ajuda a explicar o tom cauteloso adotado peloFederal Reserve que, apesar de ter iniciado o ciclo de cortes de juros no ano passado, mantém umdiscurso fortemente dependente dos dados. Nesse contexto, o mercado passou a precificar uma pausa nociclo de cortes na reunião de janeiro”, afirma Sara Paixão, Analista de Macroeconomia daInvestSmart XP.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,03%; 10.137,35 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,06%, 25.420,66 pontosCAC-40 (Paris): -0,10%, 8.338,93 pontosFTSE MIB (Milão): -0,45%; 45.525,10 pontosIBEX-35 (Madri): +0,08%, 17.687,10 pontosSMI-20 (Zurique): -0,46%; 13.364,73 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,42%, 8.541,87 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA