São Paulo, 16 de janeiro de 2026 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em altana manhã desta sexta-feira, com os investidores analisando a possibilidade da volta do risco deoferta por conta das tensões no Irã.
Ontem, a cotação da commodity fechou em forte queda, com a declaração do presidente dos EUA,Donald Trump, de que o país persa teria diminuído a violência contra os protestos contra ogoverno. Mas hoje, voltam as preocupações com relação ao possível fechamento do Estreito deOrmuz, por onde passa uma parte significativa da produção de petróleo no mundo.
“Acima de tudo, há preocupações com um possível bloqueio do Estreito de Ormuz pelo Irã emcaso de escalada do conflito, por onde passa cerca de um quarto do petróleo transportado por viamarítima”, disseram analistas do Commerzbank.
“Caso haja sinais de uma flexibilização sustentada nessa frente, os acontecimentos naVenezuela provavelmente voltarão ao centro das atenções, com o petróleo que foi recentementesancionado ou bloqueado fluindo gradualmente para o mercado mundial”.
“Embora os riscos tenham diminuído um pouco, eles permanecem significativos, mantendo o mercadonervoso no curto prazo”, dizem analistas da ING. “No entanto, quanto mais tempo isso se prolongarsem qualquer intervenção dos EUA, mais o prêmio de risco continuará a diminuir, permitindo quefundamentos mais pessimistas dominem”.
Outro fator de volatilidade é o fornecimento do petróleo da Venezuela, que está sendoliberado aos poucos com a intervenção dos EUA no país sul-americano. “Os traders de petróleonão conseguem precificar facilmente a elasticidade política. Isso transforma os barris em uminstrumento de política. A oferta agora pode se expandir ou se contrair em função de decisõestomadas em Washington, e os mercados precisam incorporar essa incerteza nos preços”, afirma NigelGreen, CEO da deVere Group.
Ele acrescenta: “Os Estados Unidos agora exercem influência decisiva por meio deautorizações, contrapartes e das permissões financeiras e logísticas que determinam onde opetróleo bruto pode ser vendido. O acesso ao mercado tornou-se a alavanca de poder, e os prêmiosde risco aumentam quando essa alavanca é política”.
Por volta de 9h27 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para fevereiro subia 1,60%, cotado a US$ 60,14 o barril. Já o preço do contratodo Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para março avançava 1,53%, cotado a US$ 64,74 obarril.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA